Você, amante dos números do futebol, deve certamente se lembrar do título da Copa do Brasil de 2001 com uma campanha irretocável e um banho de bola no Corinthians dentro do Morumbi, ou até mesmo da Seleção de Sebastião Lazaroni na Copa de 1990. Essas recordações têm em comum o 3-5-2, que ficou muito conhecido na última década. Foi com esse esquema, utilizando três zagueiros (sendo um líbero), dois alas e dois volantes que vimos o São Paulo dominar o Brasileirão em 2006/2007/2008, além de conquistar a Libertadores e o Mundial interclubes em 2005.
O esquema utilizado para dar uma maior consistência defensivamente é sempre boa pedida para proteger laterais mais ofensivos, que acabam se tornando alas e têm uma preocupação um pouco menor com a marcação. A formação também facilita a vida de volantes, sobretudo os que sabem marcar, mas também têm boa chegada à frente, já que os três zagueiros dão uma proteção defensiva mais adequada. Tido por muitos como um esquema ultrapassado, ele está de volta e fazendo sucesso, tanto no futebol italiano quanto na recente conquista da Taça Rio pelo Fluminense. A Juventus, desde a temporada passada, se consolidou ao adotar o citado esquema, e o resultado foi a conquista de vários Scudettos e a confirmação como a melhor defesa da Europa na última temporada. A diferença principal do modelo atual é a utilização de meias ou até atacantes de altíssima velocidade pelos lados do campo turbinando a equipe.
Assim, o criticado esquema no passado vem retornando aos poucos aos gramados com uma cara e roupagem bem mais modernas. Com a velocidade de transição do jogo atual, algumas equipes bem treinadas chegam a utilizar cinco jogadores na linha de defesa. Quando passa a atacar, este mesmo time avança com sete jogadores, tornando o antes retranqueiro 3-5-2 em um esquema muito ousado nos dias atuais.
Obviamente, o que é preciso deixar sempre bem claro é que não existe um esquema perfeito ou ideal. Mas, sim, aquele bem treinado e o que é mais adequado às características de alguns jogadores e de todo um elenco.