O técnico da seleção brasileira masculina de vôlei, Renan Dal Zotto, anunciou, nesta sexta-feira (13), os primeiros nomes de uma lista de 10 convidados. Estes atletas foram chamados pelo treinador para treinos e se apresentam para uma série de treinamentos no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema, Rio de Janeiro, no próximo dia 22.
Foram convidados o levantador Carísio, o oposto Felipe Roque, o líbero Rogerinho, o ponteiro Honorato e o central Pingo, todos do Minas Tênis Clube (MG), o oposto Abouba, do Lebes Canoas (SP), o ponteiro Léozinho, do JF Vôlei (MG), o central Matheus dos Santos e o ponteiro Victor Cardoso, o Birigui, ambos do Vôlei UM Itapetininga (SP), e o ponteiro Djalma, que está no Castellana Grotte, da Itália.
Destaque do time de Canoas na temporada, Aboubacar Dramé é descendente de malineses, sétimo maior país da África e localizado no Noroeste daquele continente. Porém, de malinês, Abouba, como gosta de ser chamado, só tem o nome:
— Sou totalmente brasileiro — garante o oposto canhoto nascido no Distrito Federal.
Ex-cozinheiro, o pai de Abouba, Moussa, trabalhava em uma embaixada na Costa do Marfim, sendo transferido depois para a embaixada marfinense em Brasília há mais de 30 anos. A família, construída ao lado da esposa Koumba, cresceu no Brasil.
Na atual Superliga, Abouba, 24 anos e 2,04m de altura, foi uma das armas do time gaúcho, que foi eliminado pelo Sada Cruzeiro (MG), na primeira rodada dos playoffs. Porém, na próxima temporada ele não ficará na equipe e irá atuar pelo Taubaté.
Essa é a segunda temporada de Renan no comando da seleção brasileira masculina de vôlei. Em 2017, o treinador levou a equipe brasileira a conquista de duas medalhas de ouro, no Campeonato Sul-Americano e na Copa dos Campeões, e uma prata, na Liga Mundial.