Com a ACBF em quadra, quatro jogos abrem nesta sexta-feira (15) a Liga Nacional de Futsal. Na atual temporada, a maior competição da modalidade no país conta com a participação de 19 equipes, de seis estados: Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina e Pará.
Na fase de classificação, os 19 times jogarão entre si, em turno único, sendo que os 16 mais bem colocados avançam aos playoffs, dando início ao sistema mata-mata, em jogos de ida e volta, seguindo no mesmo formato até
as finais. Abaixo, saiba como chegam os três times gaúchos para a competição.
ACBF
Primeira equipe gaúcha a entrar em quadra na competição (nesta sexta-feira, às 21h30min, contra o Jaraguá em Santa Catarina), a ACBF é o clube que mais venceu a Liga Nacional, com cinco conquistas.
Na temporada passada, o time de Carlos Barbosa terminou na sétima posição. O ponto alto da temporada foi a conquista da Libertadores, que foi definitiva para que o clube fosse escolhido o segundo melhor do mundo no ano de 2017 pelo site Futsal Planet. Para a sua 21ª participação na LNF, a ACBF se reforçou com a chegada de Valdin (que não joga hoje por conta de uma fascite plantar), um dos destaques da Assoeva em 2017 A ACBF é comandada por Marquinhos Xavier, que também é técnico da seleção brasileira. O canal por assinatura SporTV anuncia transmissão.
ASSOEVA
A Assoeva fez história na última Liga Nacional. Com orçamento enxuto, a equipe de Venâncio Aires chegou à final, em que perdeu para o Joinville. Foi a melhor campanha da história da equipe gaúcha, que já disputou a competição oito vezes. A Assoeva é ainda a atual campeã da Liga Gaúcha, derrotando o Atlântico na decisão.
A equipe comandada por Fernando Malafaia estreia neste domingo, às 11h, em Belo Horizonte, contra o Minas Tênis Clube.
O retrospecto dos gaúchos é positivo. Desde 2013 a Assoeva não perde um jogo de estreia na LNF. Na última temporada, a melhor da história do clube, a largada da Assoeva foi justamente contra o Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, com vitória dos gaúchos por 4 a 1.
ATLÂNTICO
O Atlântico participa pela 17ª vez na Liga Nacional. A melhor campanha da equipe de Erechim na competição foi em 2005, quando ficou com o vice-campeonato.
Nesta temporada, o Atlântico foi derrotado na final da Supercopa do Brasil de Futsal pelo Magnus, no começo do mês. Após assumir o clube em meio às oitavas de final da Liga Nacional do ano passado, o técnico Giba comanda a equipe em busca do primeiro título na história do torneio.
No ano passado, a equipe de Erechim terminou a Liga Nacional na oitava posição. Na Liga Gaúcha, foi derrotada na final pela Assoeva.
O clube estreia amanhã, em casa, no Ginásio Caldeira do Galo, contra o Joaçaba.