![Sogipa / Divulgação Sogipa / Divulgação](http://www.rbsdirect.com.br/imagesrc/24076260.jpg?w=700)
O brasileiro Almir Cunha dos Santos mostrou outra vez por que é a nova sensação do atletismo brasileiro. Nesta quinta-feira (8), o atleta de 24 anos da Sogipa conquistou o ouro no salto triplo no Meeting Indoor de Madri, na Espanha.
Com um salto de 17m35cm, Almir Júnior, como é conhecido, superou um campeão olímpico na prova. Ouro em Pequim 2008, o português Nelson Évora ficou com a prata com a marca de 17m30cm. O cubano Pedro Pichardo completou o pódio, com 17m1cm.
Com o salto de Madri, o sogipano assumiu a liderança do ranking mundial da Associação Internacional de Federações de Atletismo (Iaaf).
Com os 17m35cm, o brasileiro teria ficado em quarto lugar nos Jogos Olímpicos do Rio 2016 – o chinês Dong Bin foi bronze no Engenhão com 17m58cm.
Além disso, ele estabeleceu o recorde do campeonato e também superou a melhor marca obtida por um atleta do RS, 17m20cm de Jorge Teixeira em 1992.
Em janeiro, com a marca de 17m6cm registrada em uma competição nos Estados Unidos, Almir já havia conquistado vaga para disputar o Mundial Indoor de Birmingham, entre 1º e 4 de março, na Inglaterra.
Na terça-feira (13), Almir disputará outro Meeting na Europa, desta vez em Metz (França). Ele regressa a Porto Alegre no dia 15 antes de embarcar para o Mundial.
Natural de Peixoto de Azevedo (MS), Almir treina na Sogipa desde 2009. O atleta foi descoberto pelo técnico José Haroldo Loureiro Gomes, o Arataca, em uma competição escolar no Paraná. Começou no salto em altura, depois passou a competir no salto em distância, mas foi só a partir de 2017 que começou a se dedicar no salto triplo.