No mesmo dia em que o Grêmio embarca para os Emirados Árabes Unidos, as duas maiores zebras abrem o Mundial de Clubes no Oriente Médio. Às 15h (de Brasília) desta quarta-feira (6), Auckland City e Al-Jazira fazem o playoff equivalente à primeira fase do torneio. O vencedor vai para as quartas de final e enfrenta o Urawa Red Diamonds — este é o lado da chave que pega o Real Madrid na semifinal.
O Auckland City é o time de aparição mais frequente desde que o Mundial passou a ser organizado pela Fifa. Será a nona participação. A melhor campanha foi em 2014, quando venceu o playoff contra o Moghreb Tétouan e as quartas de final contra o ES Sétif. Perdeu para o San Lorenzo na semifinal apenas na prorrogação e venceu o Cruz Azul nos pênaltis para ficar com o terceiro lugar. Ganhou a inexpressiva Liga dos Campeões da Oceania ao vencer o compatriota Team Wellington na final.
Como ocorre desde 2007, o Mundial tem a participação do campeão nacional do país-sede. Foi assim que o Al-Jazira se garantiu no Mundial. Campeão nacional dos Emirados Árabes pela segunda vez em sua história, o clube fará a sua primeira participação na competição mundial. O time teve uma campanha sólida no torneio local. Em 26 jogos, foram 22 vitórias, dois empates e duas derrotas — 68 pontos, contra 57 do vice-campeão Al-Wasl.
A partida terá transmissão do SporTV.