Anunciado há menos de um mês como técnico da seleção brasileira masculina de basquete para o ciclo olímpico, o croata Aleksandar Petrovic apostou na experiência em sua convocação para a primeira rodada das Eliminatórias do Campeonato Mundial da China, em 2019.
O treinador de 58 anos se mostrou satisfeito com o que tem visto da modalidade em suas duas semanas desde que se mudou para o país e deixou portas abertas para Bruno Caboclo, embora os atletas da NBA não estejam na lista agora.
Irmão do ex-jogador Drazen Petrovic, o comandante acionou nomes acostumados a vestir a camisa verde e amarela, como o pivô Anderson Varejão, de 35 anos, que está sem clube; o ala-armador Alex Garcia, de 37, e o armador Fulvio, de 36. Mas uma promessa da nova geração ganhou chance. Aos 18 anos, Yago, destaque do Paulistano, foi convocado pela primeira vez.
Outro nome lembrado pelo técnico ainda não tem presença confirmada. Marcelinho Huertas, que defende o Baskonia (ESP), não sabe se será liberado para as partidas devido a um impasse entre a Federação Internacional de Basquete (Fiba) e as ligas internacionais. Se tudo der certo, o Brasil terá 13 atletas à disposição.
— Temos de ganhar do Chile, essa é a melhor forma de sermos bem aceitos pela torcida. Muita gente está interessada para ver uma partida, com treinador novo e jogadores novos — disse Petrovic, em referência ao primeiro desafio que a equipe terá nas eliminatórias, no dia 24 de novembro, em Osorno (CHI).
Depois, a equipe fará sua primeira partida em solo brasileiro sob o comando do croata. No dia 27 deste mês, a seleção medirá forças com a Venezuela, na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico.
— Conheço as características individuais de cada um e tirarei o melhor deles. O ataque não me preocupa. Quero intensidade 100% e um time que saiba se defender — afirmou o treinador.
Questionado sobre as consequências do ato de indisciplina de Cabloco antes de o novo técnico assumir o comando do grupo, Petrovic deixou claro que as portas estão abertas. Ele viajará para Toronto nos próximos meses, onde o ala defende o Raptors na NBA, para conversar e evitar novas crises.
O atleta foi afastado da seleção em agosto deste ano após se recusar a entrar em quadra depois de ter sido substituído em partida da Copa América.
— Quem aqui nunca cometeu erros? Todos cometemos. Ao mesmo tempo, temos de preparar o grupo. Não podemos nos privar de um jogador em com tanto talento. Vamos fazer de tudo para termos a equipe mais forte possível — declarou Petrovic, em coletiva no Rio de Janeiro nesta terça-feira.
Os jogadores da NBA não serão liberados para defender suas seleções por enquanto. Mas Petrovic planeja contar com eles na terceira e na quarta janela das Eliminatórias, em junho e setembro do ano que vem.
Confira todos os convocados:
Armadores
Yago (Paulistano)
Ricardo Fischer (Bilbao-ESP)
Fúlvio (Vasco)
Marcelinho Huertas (Baskonia-ESP)
Alas/Armadores
Benite (Murcia-ESP)
Alex Garcia (Bauru)
Marquinhos (Flamengo)
Léo Meindl (Franca)
Jonathan (Paulistano)
Alas/pivôs
Lucas Dias (Paulistano)
Rafael Hettsheimer (Bauru)
Augusto Lima (Besiktas)
Anderson Varejão (Sem clube)
Lucas Mariano (Vasco)