O croata Aleksandar Petrović, 58 anos, é o novo técnico da Seleção Brasileira masculina de Basquete. O anúncio oficial acontecerá na próxima semana e seu primeiro desafio será a disputa das Eliminatórias para a Copa do Mundo da China em 2019, a partir de novembro.
Ex-jogador da seleção da antiga Iugoslávia, Aleksandar é o irmão mais velho do falecido jogador de Drazen Petrović. Juntos, eles foram medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Los Angeles-1984. Ainda como atleta, o novo comandante do Brasil foi terceiro colocado nos mundiais de 1982 (Colômbia) e 1986 (Espanha).
Aleksandar Petrović abandonou a carreira de jogador em 1991 e assumiu o Cibona Zagreb, um dos mais tradicionais times da Europa. Quatro anos mais tarde passou a dirigir a seleção croata e conquistou o bronze no campeonato europeu. Depois, ele passou a trabalhar no basquete espanhol e retornou à seleção de seu país em 1999, permanecendo por dois anos.
Petrović voltou a dirigir clubes em 2001 e dez temporadas depois foi eleito o treinador do ano na Europa, quando comandava o croata KK Cedevita. Em março do ano passado foi mais uma vez nomeado treinador da seleção da Croácia e esteve nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Na primeira fase, sua equipe derrotou o Brasil (80 a 76) e terminou em primeiro no grupo B. Porém, nas quartas de final, os croatas perderam para a rival Sérvia e deram adeus às possibilidades de pódio. Neste ano, ele ainda comandou a seleção croata no Campeonato Europeu, sendo eliminado nas oitavas de final, pela Rússia.
Um acordo entre a Confederação Brasileira de Basketball e o Comitê Olímpico do Brasil definiu que a CBB receberá ajuda do COB para pagar os salários de Aleksandar Petrović, que será o segundo estrangeiro a dirigir a Seleção. Antes dele, o argentino Rubén Magnano comandou o time brasileiro entre 2010-16. Após sua saída, César Guidetti ficou como interino e na disputa da Copa América não conseguiu passar da primeira fase, o que deixou o Brasil fora dos Jogos Pan-Americanos de 2019, que serão disputado em Lima, no Peru.