O pivô Anderson Varejão, que está sem time desde que foi cortado pelo Golden State Warriors em fevereiro. Depois de nove meses, o jogador pode retornar às quadras. Segundo o Globoesporte.com, Varejão tem uma proposta para jogar no Flamengo e voltar ao basquete nacional depois de 15 anos.
— É um jogador que agrega muito para qualquer time em todos os sentidos, de espírito, de garra, de determinação e de jogo. Acho que aqui no basquete brasileiro ele vai fazer muita diferença — disse José Neto, técnico do Flamengo, ao elogiar o pivô de 35 anos.
Natural do Espírito Santo, Anderson Varejão começou a carreira no Franca, time que defendeu de 1998 a 2002, quando foi para o basquete europeu aos 20 anos. Ele defendeu o Barcelona por dois anos antes de ir para a NBA. Nos Estados Unidos, ficou por 13 temporadas — 11 e meia no Cleveland Cavaliers e duas metades no Golden State Warriors.
Sua melhor temporada individual foi em 2012/2013, quando o Cavaliers estava no período sem LeBron James. O brasileiro se tornou uma referência do time e teve médias de 14,1 pontos e 14,4 rebotes por jogo.
Em fevereiro de 2016, Varejão foi trocado pelo Cavaliers ao Portland Trail Blazers e imediatamente cortado por questões financeiras. Depois, assinou com o Warriors. Naquele ano, o Cavaliers foi campeão. Em 2017, o Warriors chegou ao título depois de cortar o brasileiro — mas, neste caso, ele aceitou o anel que homenageia os campeões.
O Flamengo estreia na temporada 2017/2018 do NBB na próxima terça-feira (14), quando visita o Paulistano.