O Phoenix Suns está em pleno processo de reconstrução. Nesta terça-feira, trocou o armador Eric Bledsoe, que estava insatisfeito com o seu papel no time, ao Milwaukee Bucks. No negócio, recebeu o pivô Greg Monroe e escolhas de primeira e segunda rodada no draft da NBA em 2018.
Mas o time do Arizona não está satisfeito com a movimentação. Como as escolhas oriundas do Bucks são protegidas — podem ser adiadas de acordo com a posição do time do Wisconsin no draft —, o Suns está disposto a mover Monroe. Segundo a ESPN, a ideia é trocar o pivô adquirido recentemente para acumular mais escolhas.
O contrato de Monroe vai até o fim desta temporada, com ganhos de US$ 17,9 milhões. Mesmo assim, como não tem problemas com o teto salarial, o Suns não descarta até mesmo cortar o jogador — que só fez parte da troca como um contrapeso financeiro para o Bucks ao adquirir Bledsoe.
Com um projeto extenso para reconstruir o time, o Suns tem acumulado escolhas. Além da sua própria escolha de primeira rodada no ano que vem — a segunda foi trocada para o Memphis Grizzlies, mas é protegida nas posições 31 a 55 —, o time tem outras cinco seleções.
Escolhas do Phoenix Suns no draft de 2018
1. Própria escolha de 1ª rodada
2. Escolha de 1ª rodada do Miami Heat (protegida 1-7)
3. Escolha de 1ª rodada do Milwaukee Bucks (protegida 1-10; 17-30)
4. Própria escolha de 2ª rodada (se for na posição 31-55)
5. Escolha de segunda rodada entre Memphis Grizzlies, Charlotte Hornets ou Miami Heat (a segunda mais alta)
6. Escolha de 2ª rodada do Milwaukee Bucks (protegida 31-47)
7. Escolha de 2ª rodada do Toronto Raptors