A Seleção Brasileira masculina de basquete começou com vitória nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2019, que será disputada na China. Atuando fora de casa, na cidade de Osorno, no Chile, o Brasil venceu os donos da casa por 86 a 73, na sexta-feira à noite, em jogo válido pelo grupo B.
Esta é a primeira vez que as eliminatórias são disputadas neste formato, ao estilo do Mundial de futebol e as Américas contam com 16 equipes, divididas em quatro grupos – basicamente por região. Os time se enfrentarão entre si dentro de suas chaves em turno e returno, e os três primeiros colocados de cada grupo avançam à próxima fase, onde serão separados em duas chaves de seis cada, com os três melhores por grupo se classificando para a Copa, além do vencedor de um playoff entre os quarto colocados.
O jogo marcou ainda as estreias do técnico croata Aleksandar Petrovic e do ala Jhonatan e do armador Yago Matheus, além do retorno do pivô Anderson Varejão, sem clube no momento.
No começo, o Brasil encontrou um pouco de dificuldade e, até mesmo por isso. só consegui abrir vantagem de três pontos (15 a 12). Mas a partir do segundo quarto, a superioridade brasileira ficou mais evidente e os dois times foram para o intervalo separados por nove pontos (37 a 28).
Mas foi no terceiro período que os brasileiros deslancharam de vez e chegaram à uma vantagem de 15 (62 a 47), mesmo com todo o entusiasmo do torcedor chileno que lotou as dependências do ginásio Monumental María Gallardo. Os 10 minutos finais foram mais protocolares e o Brasil apenas tratou de conservar o resultado. Com 14 pontos, o ala Alex Garcia foi o cestinha brasileiro. Pelo lado chileno, quem mais pontou foi Herrera, que marcou 15 vezes.
O Brasil voltará à quadra, na próxima segunda-feira (27), na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra, Rio de Janeiro (RJ), às 20h30 (de Brasília), para enfrentar a Venezuela.