Além dos jogos da Seleção Brasileira e da Argentina, três partidas fecharam as Eliminatórias da América do Sul. E a maior decepção ficou por conta do Paraguai, que, precisando apenas vencer para ir ao Mundial, perdeu em casa para a lanterna Venezuela e foi eliminado dentro de casa.
Resumo dos jogos
Em casa, Paraguai perde para a lanterna e fica fora da Copa
Dentro do Defensores Del Chaco completamente lotado, a Venezuela segurou a pressão paraguaia e venceu os donos da casa por 1 a 0. O gol da vitória saiu na reta final do segundo tempo com Yangel Herrera e frustrou o Paraguai, que precisava apenas vencer para garantir vaga direta ao Mundial da Rússia.
Uruguai vence a Bolívia e classifica em segundo
Diante da já eliminada Bolívia, o Uruguai entrou em campo no Estádio Centenário muito perto da Copa do Mundo. E, apesar de ter saído perdendo, a seleção mostrou superioridade, saiu vitoriosa da partida por 4 a 2 e garantiu o segundo lugar nas Eliminatórias. Os uruguaios Gastón Silva e Diego Godín marcaram, contra, para os bolivianos. Martin Cáceres, Cavani e Luis Suárez, duas vezes, fizeram para o Uruguai.
Peruanos e colombianos comemoram juntos
No confronto entre Peru e Colômbia, as duas seleções puderam comemorar. Em Lima, as equipes ficaram no 1 a 1 e terminaram as Eliminatórias em quinto e quarto, lugar respectivamente, o que levou os peruanos à repescagem e deu vaga direta ao Mundial para os comandados de José Pekerman. James Rodríguez, aos 10 minutos da segunda etapa, fez 1 a 0 para a Colômbia. Precisando marcar para ao menos ir à repescagem, os peruanos mostraram raça para, aos 30, deixarem tudo igual pelos pés de Paolo Guerrero, de falta. Na repescagem, o Peru enfrenta a Nova Zelândia para decidir a vaga na Copa do Mundo. Os jogos serão em novembro. Desde 1982 os peruanos não disputam um Mundial.