Terminadas as fases classificatórias das Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia em 2018, com exceção do continente africano que ainda tem rodada decisiva no mês que vem, alguns países que ainda não se garantiram no Mundial seguem sonhando com a maior competição de futebol do planeta. 12 seleções brigam por seis vagas. Serão mais 12 partidas para empolgar torcedores em cinco continentes.
EUROPA
Na Europa, estão na repescagem oito times que terminaram nas segundas colocações das Eliminatórias. Eram nove grupos mas a Eslováquia, segunda colocada na chave H, vencida pela Inglaterra, teve o pior desempenho entre os segundos classificados e foi eliminada. Dia 17 de outubro, a FIFA sorteia os confrontos de ida e volta, separando os times em dois potes conforme o ranking da entidade que será divulgado um dia antes. A previsão é de que os potes serão assim:
Pote 1 = Suíça, Itália, Croácia e Dinamarca.
Pote 2 = Suécia, Grécia, Irlanda e Irlanda do Norte.
Portanto, nos jogos de novembro, a Itália, por exemplo, só poderá enfrentar os times do outro pote, como Suécia, Grécia, Irlanda ou Irlanda do Norte. O mando do segundo jogo também será sorteado para saber quem decidirá em casa. As datas dos jogos já estão definidas. As partidas de ida serão disputadas entre os dias 9 e 11 de novembro de 2017, enquanto as de volta serão entre os dias 12 e 14 do mesmo mês.
ÁSIA / AMÉRICAS DO NORTE, CENTRAL E CARIBE
A disputa vai reunir a Austrália, que apesar de ser da Oceania, disputou as Eliminatórias na Ásia e terminou como quinta colocada, eliminando a Síria no confronto recente pela quinta vaga. Do outro lado, a seleção de Honduras que terminou a fase final da Concacaf em quarto lugar, atrás de México, Costa Rica e Panamá, que conquistaram vaga direta na Copa, e a frente de Estados Unidos e Trinidad e Tobago, eliminados. De acordo com sorteio prévio, Honduras faz o primeiro jogo em casa e a definição acontecerá em Sidney.
Jogo de Ida - HONDURAS X AUSTRÁLIA, em San Pedro Sula (HON).
Jogo de Volta - AUSTRÁLIA X HONDURAS, em Sidney (AUS).
OCEANIA / AMÉRICA DO SUL
De um lado o Peru, quinto colocado nas Eliminatórias Sul-Americanas. De outro, a "campeã" da Oceania, a Nova Zelândia. Os peruanos decidirão em casa.
Jogo de Ida - NOVA ZELÂNDIA X PERU, em Wellington (NZE).
Jogo de Volta - PERU X NOVA ZELÂNDIA, em Lima (PER).
Histórico de Repescagens - América do Sul
Desde a Copa de 1990, foram seis repescagens intercontinentais envolvendo seleções sul-americanas. Em cinco delas, os "vizinhos" foram a Copa. Só em 2006, o Uruguai caiu diante da Austrália.
Copa 2014
Uruguai x Jordânia (Uruguai 5x0 em Montevidéu e 0x0 em Amã).
Copa 2010
Costa Rica x Uruguai (Uruguai 1x0 em San José e empate em 1x1 em Montevidéu).
Copa 2006
Uruguai x Austrália (Uruguai 1x0 em Montevidéu e Austrália 1x0 em Sidney - nos pênaltis, Austrália 4x2).
Copa 2002
Uruguai x Austrália (Austrália 1x0 em Sidney e Uruguai 3x0 em Montevidéu).
Copa 1994
Argentina x Austrália (empate em 1x1 em Sidney e Argentina 1x0 em B. Aires).
Copa 1990
Colômbia x Israel (empate em 0x0 em Tel Aviv e Colômbia 1x0 em Bogotá).