Fomos tomados de surpresa, ontem, com a notícia do falecimento do presidente Hélio Dourado. Considerado um dos maiores presidentes da história tricolor, costumo dizer que foi ele quem transformou o Grêmio em clube grande e imortal, mesmo que essa denominação seja mais antiga.
Sob o comando do presidente Dourado, o Grêmio foi campeão brasileiro pela primeira vez, levando ao delírio o torcedor gremista. Dourado foi reeleito várias vezes, até que em 1981, o Tricolor conquistou o título brasileiro em memorável partida no Morumbi, contra o São Paulo, com aquele golaço de Baltazar.
Antes disso, seguindo sua trajetória vitoriosa dentro do clube, Hélio Dourado promoveu a reformulação do Estádio Olímpico, com a construção do anel superior, que tanta utilidade teve ao longo dos anos.
Um presidente que reconstruiu o Olímpico e participou no comando do primeiro título do Campeonato Brasileiro, inédito e fundamental na historia do Grêmio. A partir dali, o clube se consolidou, e foi o início de grandes títulos além do Gauchão.
Títulos históricos
A propósito, após vários anos de hegemonia do tradicional rival, também sob o comando do presidente Hélio Dourado o Grêmio retomou tal hegemonia, em 1977, um ao histórico para o clube.
Com seu falecimento, perde o clube, perdem os gremistas e perde a sociedade rio-grandense, uma vez que Dourado foi um médico de muita competência e generosidade. Estará no lugar merecido de paz e tranquilidade, e desejo condolências aos seus familiares.