Chegou a hora da Seleção Feminina de handebol entrar em ação para a disputa do III Torneio Quatro Nações. A equipe reencontra o público nacional nesta sexta-feira, contra o Chile, às 21h, no ginásio Adib Moyses Dib, em São Bernardo do Campo (SP). Antes disso, às 19h, Portugal e República Dominicana abrem a competição. Para o Brasil e as equipes da América, o torneio serve como preparação para o Pan-Americano, que tem início no dia 18, em Buenos Aires, Argentina, e vale vaga para o Mundial da Alemanha, em dezembro.
Leia mais:
Luxemburgo diz que já "encontrou perfil para o Sport"
Noite da dupla Lu-Lu e de se aproximar dos líderes
Sánchez, sobre Confederações: "Nos sentimos favoritos"
Pela primeira vez sob o comando do técnico interino Sérgio Graciano, o grupo de 21 atletas deu início aos treinamentos nesta quinta-feira e está empolgado com o início do trabalho. A goleira e capitã Bárbara Arenhart, a Babi, viu como positiva a entrada de atletas jovens e também algumas mudanças no sistema de treinamento e de jogo, propostos pela nova comissão.
– Acho que tivemos um bom começo. Apesar de contarmos com atletas que já faziam parte da equipe, temos várias novas, então, ainda estamos nos conhecendo. O Graciano está fazendo um estilo diferente de integração entre nós. Estamos treinando de uma maneira mais objetiva e focada no torneio. Acredito que estejamos em um nível bom, até melhor do que muitos esperam e que vamos fazer um bom trabalho. Creio que essa filosofia que o Graciano e a comissão estão trazendo seja muito positiva para o momento que o handebol brasileiro está vivendo, até mesmo, pensando já no ciclo de 2020 – opinou Babi.
Como uma das mais experientes do time, ela elogiou o comprometimento de quem está chegando agora ou retornando ao grupo.
– Estou muito feliz em ver que todo mundo que chegou está motivado, querendo participar e fazer um bom trabalho. Espero que possamos ter bons resultados já no Quatro Nações e no Pan-Americano.
Para Graciano, por terem experiência, as atletas tem chances de conseguir a vitória na estreia.
– O próprio torneio vai no ajudar a avaliar a equipe como um todo. A avaliação é sempre dentro dos jogos. Temos um jogo com o Chile, um contra a República Dominicana e com Portugal, que é uma equipe europeia. Acho que vamos conseguir trabalhar bem nesses três jogos – afirmou o comandante, que completou:
– As meninas são muito inteligentes, por isso estão na Seleção Brasileira, que é uma Seleção de ponta. Com certeza, vão conseguir absorver bem esse trabalho.
Neste sábado, as anfitriãs enfrentam as dominicanas às 18h. E o último confronto será diante das portuguesas no domingo, às 9h30. Na sexta-feira e no sábado os jogos do Brasil serão transmitidos pelo canal SporTV 2 e no domingo dentro do programa Esporte Espetacular da TV Globo.
*LANCEPRESS