Primeira colocada do Grupo A após os três primeiros jogos na Liga Mundial, a seleção brasileira masculina de vôlei chegou a Varna, na Bulgária, com moral para enfrentar a segunda etapa da competição. O primeiro jogo será nesta sexta-feira (9), às 10h10min, contra a equipe do Canadá. O confronto será no Palace of Culture and Sports e terá transmissão ao vivo dos canais SporTV.
Leia mais:
Juventude viaja com time indefinido para enfrentar o Boa Esporte
Sem clube, Valdívia admite que pode voltar ao futebol chileno
Maratona de Porto Alegre terá sete campeões na disputa
Na primeira semana, o Brasil foi superado pela Polônia na partida de estreia por 3 sets a 2, e venceu o Irã e a Itália, ambos por 3 a 1. A equipe já está classificada para a Fase Final por ser país sede e buscará o decacampeonato em casa, em Curitiba (PR), em um grande evento no Estádio Atlético Paranaense.
Após a primeira fase, o ponteiro Maurício Borges foi um dos destaques da seleção brasileira. Primeiro colocado na estatística de recepção e segundo na de ataque, o jogador espera uma evolução ainda maior da seleção brasileira.
– Fiz bons jogos, consegui ajudar a seleção e conseguimos neutralizar os pontos fortes dos adversários. No primeiro jogo, contra a Polônia, ainda estávamos sem ritmo, mas aquilo nos ajudou a melhorar e fizemos outros dois bons jogos na sequência. A cada jogo que passa, estamos melhorando nosso entrosamento e o natural é que essa semana seja ainda melhor – disse Maurício Borges, que complementou.
– Acredito que essa semana seja ainda mais pesada porque os times já estão com melhor ritmo de jogo. O Canadá tem um sistema de jogar muito certinho, sem erro e nós temos que fazer o nosso diferencial. Temos que jogar bem e neutralizar o que eles têm de melhor, que é o não erro. Nós temos que fazer o mesmo, além de entrar forte no saque e seguir fazendo o que vem sendo pedido pela nossa comissão técnica – disse Borges.
O retrospecto entre Brasil e Canadá é totalmente favorável ao time verde e amarelo. Dos 11 jogos disputados até agora, foram 10 vitórias da seleção brasileira. O último encontro entre as equipes, no entanto, aconteceu nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, quando a equipe então dirigida pelo técnico Bernardinho venceu por 3 sets a 1.
Para o técnico, Renan Dal Zotto, essa será mais uma etapa de grande equilíbrio, assim como a semana de estreia do Brasil na Liga Mundial 2017.
– Na Itália tivemos uma fase muito equilibrada. Agora, aqui na Bulgária, teremos uma primeira partida contra o Canadá, que tem uma grande equipe, depois vamos enfrentar a Polônia, atual campeã do mundo, com quem fizemos uma partida muito disputada, de 3 a 2 na primeira etapa, e depois a Bulgária, que tem um time forte e de uma tradição muito grande – disse Renan.
O treinador pretende tirar proveito de cada dificuldade para deixar a equipe ainda mais bem preparada para a Fase Final.
– A seleção brasileira é qualificada e para nós é muito importante jogar nesse nível – destacou Renan Dal Zotto.
A seleção brasileira terá, ainda, a terceira etapa fora de casa antes de chegar ao Brasil. Os jogos seguintes serão em Cordoba, na Argentina, onde o time verde e amarelo terá pela frente a Bulgária, Argentina e Sérvia, nos dias 16, 17 e 18.
*ZHESPORTES