Se é preciso um time experiente para jogar a Divisão de Acesso, o Avenida está bem servido. Se é preciso um bom jogo aéreo para jogar a Divisão de Acesso, o Avenida está bem servido. Se é preciso um goleador para jogar a Divisão de Acesso, o Avenida está bem servido. Não é demais concluir com essas máximas, portanto, que a equipe treinada por Fabiano Daitx está pronta para brigar pelo acesso ao Gauchão 2018 – o que se confirmará caso passe pelo Lajeadense na semifinal.
O time não se limita a esses pontos. Além dos fatores mencionados, a equipe chega confiante por ter vencido os dois clássicos disputados ao longo da competição. O mais importante, o primeiro. Na oportunidade, o time goleou o Santa Cruz por 3 a 0 e quebrou um tabu que já durava quase 37 anos: desde outubro de 1980 o Periquito não derrotava o rival em uma partida oficial.
Leia mais:
Atacante do América-MG ganha R$ 210 mil no pôquer
Clubes dão aval à CBF para negociar direitos internacionais do Brasileirão
A aventura japonesa de um ex-gremista: Leandro busca afirmação no vice-campeão mundial
– No início da competição, pegamos nos seis primeiros jogos, quatro fora. Perdemos para o Pelotas na estreia, depois empatamos em casa, empatamos fora e o quarto jogo era o clássico. Para mim, foi muito importante. O Avenida não ganhava havia muito tempo. Se não ganhasse, teriam dúvidas certamente no trabalho – afirma o técnico Fabiano Daitx. – Se existe isso, foi ali o divisor de águas. Confirmou o que tínhamos certeza: temos um time forte – acrescenta.
E quais os diferenciais desse time forte? O comandante do Avenida elenca vários fatores. Primeiro, recorda que acertou na formação do grupo, contratando jogadores que conhecem a competição, como Valença, Toto, Márcio Reis, Hyantony – o artilheiro do campeonato com 12 gols. Mas também menciona a "batida na bola diferenciada" do lateral-direito Itaqui, o bom sistema defensivo do time e a qualidade no jogo aéreo, embora faça a ressalva:
– Nosso time tem cara de Segundona, mas esse estilo que comentam não existe mais. Hoje ela está bem jogada. Os times que enfrentamos põem a bola no chão, jogam futebol.
*ZHESPORTES