A CBF criará um alerta em seu sistema de registros e transferências que irá avisar o clube em caso de infração aos regulamentos no uso de um atleta.
O aviso ocorrerá em três situações de irregularidade: não atender os requisitos básicos de registro do jogador; em "transferências pontes" no uso de um clube intermediário sem finalidade desportiva (artigos 13 e 34 do Regulamento de Registro e Transferência, respectivamente); e quando o atleta ultrapassar o limite de dois clubes na temporada (artigo 46 do Regulamento de Competições).
Leia mais:
Wianey Carlet: qualquer que seja o resultado, o Inter já será um vencedor
Data de audiência do caso Victor Ramos deve ser anunciada na semana que vem
Entenda como será o processo do Inter na Corte Arbitral do Esporte
Na semana passada, a CBF enviou um comunicado aos presidentes das federações para informar sobre a novidade em seu sistema de registros e transferências. No documento, a entidade explica que o alerta será apenas um aviso aos clubes e que a ferramenta "não irá bloquear o registro nem a transferência do atleta".
A ideia da CBF é reduzir a chance de casos como o de Victor Ramos, que abriu uma discussão na Justiça Desportiva depois do fim do Brasileirão. O Inter foi à Corte Arbitral do Esporte para contestar o registro do zagueiro feito pelo Vitória em 2016. O departamento jurídico colorado alega que o clube baiano inscreveu o defensor sem o devido procedimento para transferências internacionais.