Com gols de De La Cruz, Oliveira e Amaral, o Uruguai derrotou a Argentina por 3 a 0 na abertura do Hexagonal Final do Campeonato Sul-Americano Sub-20, em partida disputada no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito.
O primeiro tempo começou com a Argentina tendo o domínio da partida, sendo mais perigosa no ataque e conseguindo neutralizar os principais jogadores do Uruguai. Marcelo Torres teve a chance de abrir o placar para a Argentina, mas acabou finalizando mal e facilitou a vida do goleiro Mele.
Leia mais:
Venezuela e Colômbia empatam no Sul-Americano Sub-20
Aos 31 minutos aconteceu o lance que mudou o rumo do jogo. O volante Tomás Belmonte deu uma entrada forte no meia uruguaio Betancur e acabou sendo expulso pelo árbitro Diego Haro. Seis minutos depois, Nicolas De La Cruz recebeu na intermediária de ataque e soltou a bomba, no canto do goleiro Macagno, que nada pôde fazer para evitar o primeiro gol uruguaio.
A Argentina sentiu o baque e o segundo gol não demorou a sair. Aos 40, Mathias Oliveira recebeu na ponta esquerda, invadiu a grande área e tocou rasteiro na saída do goleiro argentino.
Na volta do intervalo o Uruguai teve a sabedoria necessária para administrar um jogo onde estava vencendo por 2 a 0 e com um jogador a mais. Sem dar espaços para a Argentina, mas também sem ser tão incisivo no ataque, os uruguaios incomodavam pouco o sistema defensivo do adversário.
Aos 12 minutos, José Rodriguez arriscou da entrada da área e exigiu uma grande defesa de Macagno, que evitou o terceiro da Celeste. Quatro minutos depois, Rodríguez foi na linha de fundo e cruzou na cabeça do capitão Rodrigo Amaral, que foi oportunista para colocar o 3 a 0 no placar do Atahualpa.
Sem força para reagir no jogo, a Argentina passou a se preocupar em defender para não tomar uma goleada ainda maior do seu rival. Na próxima rodada o Uruguai encara o Brasil, enquanto a Argentina duelará com a Colômbia.
*LANCEPRESS