O primeiro turno da Superliga terminou com os times gaúchos querendo mais. Apesar de ter se garantido na zona de classificação às quartas até o término da 11ª rodada, o Canoas perdeu pontos importantes para adversários diretos. Já o Bento amargou derrotas em casa e, agora, terá de reagir no returno para deixar o incômodo nono lugar – que pode virar 10º caso o São Bernardo bata o Minas Tênis Clube, nesta quarta-feira.
Leia mais:
Guia da Superliga: conheça os times que disputam a 23ª edição do maior torneio de vôlei do Brasil
Canoas vence o Bento e terminará o ano na zona de classificação
A tabela complicada dificultou o início do Canoas, que encarou favoritos ao título logo nas cinco primeiras rodadas. Para o técnico Marcelo Fronckowiak, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) errou ao formular os confrontos:
– Tivemos o início mais difícil entre todos. A CBV não respeitou os critérios de classificação da última temporada.
A entidade rebate, explicando que a tabela de jogos segue o sistema onde os piores classificados enfrentam os melhores da temporada anterior de forma crescente. Mas admite que alguns jogos ou rodadas foram mudados de posição a partir de pedidos de participantes e inversão de mandos de quadra em função de indisponibilidade momentânea de ginásios.
Fronckowiak avalia que, mesmo sendo derrotado por rivais diretos, o desempenho no primeiro turno é positivo. Também projeta se manter na zona de classificação aos playoffs e, depois, alcançar uma inédita vaga às semifinais.
– Conseguimos resultados dentro do esperado para o nosso orçamento. Pecamos contra adversários diretos, mas conseguimos beliscar pontos contra equipes favoritas ao título – analisa.
Já no Bento, que perdeu para o Canoas na última segunda-feira por 3 a 1, em casa, a expectativa é de reação. Paulão, campeão olímpico em 1992 e atual técnico do time, avalia o atraso para montar o time como um dos responsáveis pela campanha:
– Queríamos estar entre os oito melhores do torneio, mas tivemos muita dificuldade no começo da temporada por causa de atrasos no Programa Pró-Esporte e isso acabou nos prejudicando. Sobre o governo, desisti. Não adianta discutir com quem não entende – desabafou o treinador.
Para piorar, a direção pediu à CBV que disputasse mais jogos em casa no primeiro turno, para poder economizar com o transporte. No segundo turno, contará com o apoio da torcida em apenas três jogos, tornando necessário buscar longe de Bento Gonçalves a classificação aos playoffs.
– Não tiramos proveito jogando em casa. Agora, temos ter de vencer fora. Estamos crescendo, mas não tão rápido quanto gostaríamos – analisa Paulão.
Os gaúchos voltam às quadras após a parada na Superliga para Natal e Ano-Novo, no dia 7 de janeiro. Com transmissão do SporTV, o Canoas recebe o Montes Claros, às 20h. No mesmo horário, o Bento joga na Serra contra o Minas Tênis Clube.
A CAMPANHA DO CANOAS NO 1° TURNO
Montes Claros 3x1 Canoas
Sesi-SP 3x0 Canoas
Canoas 2x3 Taubaté
Campinas 3x2 Canoas
Canoas 0x3 Cruzeiro
Juiz de Fora 3x2 Canoas
Canoas 3x1 Castro
Maringá 0x3 Canoas
Canoas 1x3 São Bernardo
Canoas 3x1 Minas
Bento 1x3 Canoas
11 jogos
4 vitórias
7 derrotas
A CAMPANHA DO BENTO NO 1° TURNO
Minas 3x1 Bento
Bento 3x1 São Bernardo
Bento 3x0 Montes Claros
Bento 0x3 Sesi-SP
Bento 0x3 Taubaté
Campinas 3x0 Bento
Bento 0x3 Cruzeiro
Juiz de Fora 3x0 Bento
Bento 3x0 Castro
Bento 2x3 Maringá
Bento 1x3 Canoas
11 jogos
3 vitórias
8 derrotas
11ª rodada – Última do primeiro turno
SEGUNDA-FEIRA
Bento1x3Canoas
QUARTA-FEIRA
19h Montes Claros x Maringá
19h Sesi-SP x Castro
19h Minas x São Bernardo
19h30min Campinas x Cruzeiro (SporTV)
QUINTA-FEIRA
21h55min Taubaté x Juiz de Fora (RedeTV!)
*ZHESPORTES