Acabou o jejum. Na noite desta sexta-feira, o Caxias do Sul Basquete/Banrisul conquistou sua primeira vitória no NBB 9. Na décima partida pela competição, precisou lutar até o final, mas bateu o Macaé por 87 a 83, no Ginásio Vascão.
O cestinha do Caxias foi novamente Arthur, com 22 pontos. A boa atuação coletiva ficou evidente por outros quatro atletas terem chegada a dígitos duplos na pontuação: Carioca fez 19 , Marcão contribuiu 17 e oito rebotes, o armador Fred marcou 11 e ainda deu nove assistências, e Douglinhas fez 10. O norte-americano Anthony, do Macaé, com 23, foi o maior pontuador da partida.
Os próximos compromisso caxienses são fora de casa. Na terça-feira, às 19h30min, contra o Paulistano, e depois diante da Liga Sorocabana, quinta-feira, ambos em São Paulo.
Com o armador Carioca como novidade entre os titulares por conta de uma lesão de Guto no aquecimento, o Caxias Basquete iniciou o jogo com intensidade na defesa, mas desperdiçando muitos arremessos de três pontos no ataque. Apesar do bom desempenho, faltava uma sequência para abrir vantagem e dar moral ao time. E ela veio no minuto final. Dida entrou na vaga de Marcão, mostrou muita garra em dois lances e converteu dois arremessos fechando o quarto em 24 a 19 para o time da casa.
No início da segunda parcial, o Caxias manteve o ritmo. Com uma linda cesta de Douglinhas, a equipe abriu 11 pontos de vantagem. Firme na defesa, o time de Rodrigo Barbosa passou a ter contra-ataques à disposição para aumentar a diferença do placar e, mesmo sem ter um ótimo aproveitamento, continuou com o controle das ações. Fred tinha tranquilidade para comandar o Caxias e, mesmo com uma sequência de erros do time e o crescimento do Macaé nos minutos finais, vitória dos donos da casa na saída para o intervalo: 45 a 38.
O terceiro período começou com um susto. O Macaé reduziu a diferença para quatro pontos. O Caxias Basquete respondeu rápido e voltou ao jogo com dois lances de Carioca. Na sequência, Marcão deu um lindo toco e chamou a torcida.
O confronto ficou mais equilibrado e com muitas faltas. O Macaé tinha no norte-americano Anthony seu grande destaque, enquanto o Caxias respondia com Carioca e Douglinhas. No final do quarto, 66 a 57 para o Caxias.
Faltavam 10 minutos de jogo para confirmar a primeira vitória no NBB 9. E o início da última parcial foi tenso, com poucos pontos e muitas faltas. O nervosismo era evidente dos dois lados e o Macaé voltou a diminuir a vantagem para quatro pontos quando restavam cinco minutos.
O duelo ficou dramático e as duas equipes trocaram pontos na sequência. Nos dois minutos finais, com a vantagem no placar, o Caxias soube jogar com o apoio da torcida. Em uma linda ponte aérea de Fred para Marcão, abriu sete pontos restando menos de um minuto.
A tranquilidade de Fred foi outra vez fundamental no lance seguinte, com uma assistência perfeita para Arthur. Apesar dos erros em lances livres, o Caxias administrou a vantagem e fez uma grande festa com a torcida. Acabou a zica!