Já era passado da meia-noite no Maracanãzinho alguns dos poucos torcedores que restaram na arquibancada cantaram um "Parabéns a você" para Paulão e José Roberto Guimarães, tudo isso orquestrado pelo repórter José Alberto Andrade. Tudo isto pois há exatos 24 anos, o Brasil venceu a Holanda por 3 sets a 0 na final que deu a primeira medalha de ouro olímpico em esportes coletivos.
Aquele time que tinha Maurício, Talmo, Marcelo Negrão, Janelson, Jorge Edson, Tande, Giovane, Paulão, Pampa, Carlão, Douglas Chiarotti e Amauri era comandado por Zé Roberto. Nos primeiros minutos desta terça (9), Paulão reencontrou o treinador – que agora dirige o time feminino – e tratou de destacar e relembrar o feito histórico para o esporte brasileiro.
– É uma data que eu sempre fiz um jantar especial, reuni alguns familiares. Esta data nunca passou em branco. Eu estou muito feliz hoje porque estou aqui. É uma data que mudou a minha vida e a do voleibol brasileiro. Falei com o Tande, o Giovane, o Maurício, o Negrão, o Carlão... Amanhã tem que estar todo mundo aqui. Temos que arrastar o Zé Roberto também para pelo menos cantar um parabéns todo mundo junto, porque é uma data importante – falou Paulão na zona mista após a vitória do Brasil sobre a Argentina por 3 sets a 0, parciais de 25 a 16, 25 a 19 e 25 a 11.
Leia também:
Brigando por mais uma medalha olímpica, José Roberto Guimarães garantiu mais uma vitória no comando das meninas e também tratou de comemorar a data que não sai da memória: 9 de agosto de 1992.
– Eu sempre falo o seguinte: aquela é uma geração que eu tive a imensa honra fazer parte. São pessoas que até hoje se respeitam e se gostam. É uma felicidade muito grande, eu sempre lembro das passagens boas que tivemos. Hoje fazemos 24 anos da conquista da primeira medalha em esporte coletivo do vôlei brasileiro. Temos que comemorar – exaltou o treinador, emocionado e quebrando todos os protocolos da zona mista após a vitória do Brasil por 3 sets a 0 sobre a Argentina na segunda rodada da fase de grupos.