O América-MG deu um passo importante rumo ao título do Campeonato Mineiro, que não vence desde 2001. A equipe comandada por Givanildo Oliveira recebeu o Atlético-MG no Estádio Independência na tarde deste domingo e contou com uma excelente partida de Danilo Barcelos (autor de dois gols) para assegurar o triunfo por 2 a 1. O Galo ainda perdeu um pênalti cobrado por Robinho, mas Lucas Pratto marcou aos 48 minutos do segundo tempo e renovou as esperanças atleticanas.
Com o resultado obtido nesta tarde, o Coelho pode até empatar o jogo do próximo domingo, marcado para o Mineirão, para garantir o título estadual desta temporada. O Galo, por sua vez, necessita vencer por uma margem de um gol no compromisso de volta.
Leia mais:
Audax e Santos empatam no primeiro jogo na final do Paulistão
Inter faz 1 a 0 no Juventude e larga em vantagem na final do Gauchão
Jorge Henrique marca, e Vasco sai na frente do Botafogo no Carioca
A partida se iniciou morosa e o lance que mereceu mais destaque foi o problema clínico de Tiago Luís. O atacante que vestiu a camisa 10 se sentiu mal e teve que deixar o estádio Independência de ambulância. Ele foi encaminhado a um hospital da capital mineira e, segundo a assessoria de imprensa do América, passa bem.
O Atlético manteve a posse de bola e trocou muitos passes no meio de campo, mas não foi o suficiente para o setor de criação fazer boas jogadas. Sem um centroavante de ofício em campo, Clayton e Hyuri eram as esperanças de gol. A dupla, contudo, não fez uma partida e se tornou presa fácil para o sistema defensivo do mandante.
Diante da dificuldade dos atletas de Aguirre em atacar e criar oportunidades, o América passou a chegar ao gol de Victor. E foi em um lance nas costas de Marcos Rocha que o meia-atacante Danilo Barcelos abriu o placar.
Na volta do intervalo, o treinador do Galo colocou Lucas Pratto na vaga de Patric, novamente improvisado no setor ofensivo. A entrada do camisa 9 em pouco ajudou o visitante. Mesmo com uma referência na área adversária, o Atlético seguiu pressionado pelo América, que marcou o segundo logo no início da etapa complementar. Danilo Barcelos aproveitou nova brecha nas costas de Rocha e mandou para o fundo da rede de Victor.
O gol fez com que o América se retraísse. Com duas linhas de quatro atletas – no meio de campo e na defesa –, a equipe de Givanildo Oliveira impediu que o rival criasse oportunidades. Mesmo assim, o Galo ainda teve três boas chances, todas com Hyuri. O atacante, porém, foi incapaz de balançar a rede de João Ricardo, que chegou a fazer duas ótimas defesas.
Nos minutos finais, o atacante Robinho desperdiçou uma cobrança de pênalti. O goleiro João Ricardo defendeu a finalização do camisa 7 atleticano. Quando tudo parecia definido, Lucas Pratto estufou a rede de João Ricardo e deu ao Galo a esperança de virar o confronto.