O que parecia ser um sonho distante está cada vez mais perto de se tornar realidade: o Leicester deu um grande passo rumo ao título do Campeonato Inglês ao derrotar o Southampton, em casa, por 1 a 0, abrindo sete pontos de vantagem sobre o vice-líder Tottenham. A vigésima vitória em 32 rodadas deixou os "Foxes" a um passo da consagração, faltando seis jogos para o fim do campeonato.
Como na maioria dos jogos da temporada histórica, o time comandado por Claudio Ranieri não teve uma atuação de encher os olhos, mas soube aproveitar uma das únicas chances que teve, contando com a sorte de campeão.
Leia mais:
– Prefiro não pensar em título agora. É lógico que temos chances de sermos campeões ao final da temporada, mas temos que continuar focados – ponderou o treinador.
O Southampton chegou até a dominar a partida, mas o Leicester garantiu a vitória com um gol de cabeça do zagueiro Wes Morgan, aos 38 minutos de jogo.
Pouco antes, os visitantes quase abriram o placar, com Sadio Mané. O senegalês driblou o goleiro, seu chute ia entrando no gol, mas Danny Simpson surgiu de forma heroica para salvar em cima da linha e desviar para escanteio.
O Leicester chegou aos 69 pontos, contra 62 do Tottenham, que no sábado empatou em 1 a 1 com o Liverpool, sofrendo um gol do brasileiro Philippe Coutinho.
– Quando vimos o empate do Tottenham, queríamos aproveitar a oportunidade. Realmente entramos em campo com muita vontade de vencer – afirmou Morgan, herói do dia e capitão do Leicester.
O Chelsea e o Manchester United, que vêm fazendo uma temporada decepcionante, devem ser os fieis da balança: ambos enfrentam os dois últimos concorrentes na briga pelo título.
O Leicester tem tudo para protagonizar a maior zebra do Inglês desde 1995, com o título do Blackburn. Na verdade, a façanha do Blackburn foi até menos surpreendente. O clube já vinha crescendo há alguns anos, e tinha contratado em 1992 a grande promessa do futebol inglês: Alan Shearer.
Desta vez, o Leicester, que ainda jogava na segunda divisão na temporada retrasada, tinha lutado até o fim para se manter na elite no ano passado.
Seus principais jogadores são o artilheiro Jamie Vardy, que chegou a dividir os treinos num time de quinta divisão com o trabalho na fábrica no início da carreira, e o meia argelino Riyad Mahrez, que foi descartado por vários clubes franceses antes de estourar na Inglaterra.
– Poderíamos pensar que a falta de experiência pesaria na balança, mas o Leicester tem uma energia incrível e uma força de conjunto que levam a pensar que vão se manter na ponta até o fim – analisou recentemente Alex Ferguson, lendário técnico do Manchester United.
O Arsenal, terceiro colorado que tem 58 pontos e um jogo a menos que os rivais, ainda continua com chances remotas, mas terá duelos complicados pela frente, contra West Ham e Manchester City, por exemplo.
No sábado, os "Gunners" golearam o Watford por 4 a 0, acabando com uma série de três jogos sem vitória.