O Centro Hípico das Palmeiras, em Florianópolis, ganhou um reforço de Santa Maria. Desde o último dia 22, o cavaleiro Rafael Kaipper, 36 anos, decidiu trocar a região central gaúcha pelo litoral catarinense.
Leia mais sobre hipismo
- Recebi uma proposta de um empresário para montar os cavalos dele em Florianópolis. Aceitei e já estou radicado em Santa Catarina. Aqui, tenho grandes chances de realizar meus sonhos e objetivos - projeta Kaipper, que é natural de Porto Alegre, mas morava em Santa Maria desde 1994.
A limitação de investimentos do esporte santa-mariense foi um dos motivos que fizeram com que Kaipper decidisse morar em Santa Catarina. Segundo ele, com a nova sede, fica mais viável buscar vagas em competições internacionais e, quem sabe, em uma Olimpíada. Além disso, a proximidade com Curitiba e São Paulo, onde ocorrem os principais concursos de saltos do país, atraiu o cavaleiro, que levou ao outro Estado a sua égua Farãndula JK.
- Meu carinho por Santa Maria é enorme. Conquistei tudo representando essa cidade - lembra Kaipper, que tem em seu currículo dois títulos no Festival Hípico Noturno de Porto Alegre (2009 e 2015), competição considerada a mais antiga da modalidade no país, além do tricampeonato da Copa Sul, um título nacional no Concurso de Dourados em Mato Grosso do Sul (2009) e diversos troféus nas categorias de cavalos novos.
A primeira competição com a nova equipe será no próximo sábado, no Concurso Metropolitano de Santa Catarina. Kaipper foi escolhido pela prefeitura de Santa Maria para carregar a tocha olímpica em 5 de julho. A confirmação da sua vinda à cidade ainda é aguardada.
De Santa Maria para a seleção
Quem também já foi radicado em terras catarinenses é o santa-mariense Eduardo Menezes, 35 anos, que, hoje, reside nos Estados Unidos. Menezes mudou-se para Florianópolis aos 14 anos com a família.
Em Santa Catarina, o cavaleiro deu início ao sonho profissional. No ano passado, ele saltou pela seleção brasileira de hipismo nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. Menezes, inclusive, pode ser um dos representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.