A cidade de Agudo sedia, neste fim de semana, a 1ª etapa do Campeonato Gaúcho de Parapente. Serão dois dias de provas: sábado e domingo.
O evento é promovido em parceria entre a Associação Agudense de Voo Livre e a Federação Gaúcha de Voo Livre e está inserido na programação da semana de aniversário do município, que será comemorado na próxima terça-feira. A etapa agudense tem largada na rampa Cerro da Figueira, a partir das 13h.
Leia mais sobre parapente
É o segundo ano consecutivo que Agudo recebe a abertura da competição estadual. São esperados cerca de 80 pilotos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Piloto e integrante da comissão organizadora das provas, Itacir Piccinin explica como funciona o esporte:
- É preciso decolar em um tempo determinado pelo juiz de prova. A decolagem é realizada simultaneamente por todos. Na largada oficial, é preciso sobrevoar pontos específicos em um raio de 20 quilômetros. Ou seja, passar por cima desses cerca de oito pontos. Um GPS controla a posição geográfica dos participantes. É uma prova que dura em torno de uma hora e meia. Quem fizer em menos tempo, é o vencedor - comenta Piccinin.