Um dos lutadores de MMA mais famosos na época do Pride, o japonês Kazushi Sakuraba voltou a lutar depois de quatro anos nesta terça-feira. Contratado pelo novo Rizin Fighting Federation, criado pelos antigos donos do Pride, Sakuraba, de 46 anos, acabou nocauteado por Shinya Aoki no primeiro round em uma luta em Saitama, no Japão.
Sakuraba não lutava desde 2011 e, agora, acumula cinco derrotas consecutivas na carreira. Sua última vitória foi sobre Zelg Galesic, pelo Dream, em outubro de 2009.
O japonês tem 26 vitórias, 16 derrotas, um empate e duas lutas sem resultado na carreira. No auge, era conhecido como o "caçador de Gracies" por ter um histórico de vencer lutadores da família mais tradicional do MMA – foi Sakuraba que tirou a invencibilidade de Royce Gracie, campeão de três das primeiras quatro edições do UFC.
A organização Rizin Fighting Federation aposta em veteranos famosos para se promover. Depois de ter Kazushi Sakuraba no evento principal de inauguração, a entidade realizará a luta de retorno de Fedor Emelianenko na próxima quinta-feira. Aos 39 anos, o russo enfrentará o indiano Singh Jaideep, que é kickboxer e tem apenas duas lutas de MMA na carreira.
*ZHESPORTES