Multas altíssimas, salários exorbitantes, dólares da China. Se tem sido difícil reforçar-se para a próxima temporada ou até mesmo manter os jogadores de qualidade, a solução é encontrada nas categorias de base. No caso do Grêmio, este é um planejamento já definido, inclusive pelo técnico Roger, para o início da temporada de 2016.
Quem revela é o coordenador das categorias de base do clube, Júnior Chávare. Em entrevista ao programa Hoje nos Esportes da Rádio Gaúcha, Chávare avaliou o 2015 dos garotos gremistas, bem como projetou a utilização deles no grupo profissional. Além disso, ele confirma que a pré-temporada do Grêmio contará com praticamente todo o plantel que disputou a Copa Sub-20 neste mês de dezembro e garante que "todos estão prontos para isso".
Ano da base
"Foi muito proveitoso. Nossa prioridade máxima é a formação de atletas para o processo de transição. Pudemos conferir alguns atletas sendo utilizados no time principal em 2015, principalmente no Gauchão, mas também na Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. Marcelo Hermes, Araújo, Thyere, Lincoln são apenas alguns exemplos. Quase 70% do elenco no ano foi formado por atletas oriundos da base".
Copa Sub-20
"Ficamos muito felizes com o desempenho na competição. Utilizamos a maioria dos jogadores em seu último ano na categoria justamente para prepará-los para um time de transição com o grupo principal. A maioria do grupo que disputou a Copa Sub-20 estará na pré-temporada com o Roger para dar esta alternativa para a temporada. Alguns apenas, ainda com idade possível, irão jogar a Copa São Paulo de Futebol Júnior".
Transição
"Se Batista, Tontini e Tilica estão prontos? Esta é uma pergunta difícil de se responder. Eles estão prontos para encarar a transição; chegar ao grupo profissional. É muito importante passar pela fase de lapidação e isto pode levar tempo. Everton, Luan e Walace são exemplos disso. Começaram a ter chance no ano passado e hoje são jogadores afirmados. Além destes três, os outros do sub-20 estarão nas mãos do Roger na pré-temporada e acredito que todos estão preparados para o desafio".