A tradição falou mais alto. Apenas grandes camisas se garantiram nas quartas de final da Copa do Mundo de rúgbi, que começa neste final de semana, na Inglaterra. Os donos da casa foram a grande decepção do torneio e acabaram eliminados na fase de grupos - atrás de Austrália e País de Gales.
O azar da vez ficou com o Japão, que se tornou a primeira seleção da história do Mundial a vencer três dos quatro jogos e mesmo assim ser eliminado - ficou atrás de África do Sul e Escócia, superiores nos critérios de pontuação extra, como marcar pelo menos quatro tries em uma mesma partida ou perder por sete ou menos pontos de diferença.
Sábado
África do Sul x País de Gales, 12h
A África do Sul começou mal ao ser surpreendido pelo Japão, mas se recuperou com três vitórias tranquilas que garantiram aos "Springboks" a primeira colocação da chave. País de Gales foi a segunda no Grupo A ao derrubar a rival e vizinha Inglaterra e chega com confiança depois de um bom desempenho defensivo contra a Austrália - jogo em que cedeu 15 pontos, apesar de ter feito apenas seis.
Nova Zelândia x França, 16h
A Nova Zelândia segue sua trilha com o favoritismo absoluto. Na primeira fase, foram quatro vitórias sólidas: 26 a 16 na Argentina, 58 a 14 na Namíbia, 43 a 10 na Geórgia e 47 a 9 em Tonga. Com isso, teve a melhor campanha ao atingir 19 pontos. A França superou a Itália para chegar às quartas na disputa do segundo lugar de sua chave, que teve a Irlanda no topo.
Domingo
Irlanda x Argentina, 10h
Os irlandeses tiveram alguma dificuldade nos jogos contra França e Itália, seleções mais tradicionais. Por isso, este é apontado como o jogo mais equilibrado das quartas. A Argentina perdeu apenas para a Nova Zelândia e garantiu com tranquilidade o seu lugar do Grupo C.
Austrália x Escócia, 13h
A Austrália, que tenta o tricampeonato mundial, caiu em um grupo complicado e teve jogos relativamente equilibrados contra Fiji, Inglaterra e País de Gales - a única lavada foi um 65 a 3 sobre o Uruguai. A Escócia perdeu apenas para a África do Sul, mas superou o Japão para garantir sua vaga às quartas.
*ZHESPORTES