O Comitê de Ética da Fifa confirmou nesta quarta-feira que os processos contra Joseph Blatter (ex-presidente da Fifa) e Michel Platini (presidente da Uefa) estão em curso. Ambos sofreram uma suspensão de 90 dias por conta de um pagamento de 2 milhões de francos suíços (R$ 8,2 milhões) do dirigente da entidade mundial ao ex-jogador da seleção francesa. A câmara é presidida por Hans-Joachim Eckert.
Fifa congela candidatura de Platini durante suspensão
No mesmo comunicado, o Comitê de Ética confirmou os processos em andamento contra Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, também suspenso. Ele é acusado de uso indevido de despesas e outras infrações à regras do órgão.
Luiz Zini Pires: Joseph Blatter derrubou Michel Platini
Outros importantes nomes do futebol, como Ricardo Teixeira, Jeffrey Webb, Worawi Makudi, Nicolás Leoz e Eugenio Figueredo também estão sendo investigados por suspeita de infrações ao Código de Ética da Fifa. Os processos de Ángel María Villar Llona e Franz Beckenbauer foram passados à câmara responsável.
- Nos termos do Código de Ética da Fifa, nos termos da presunção de inocência, a câmara de investigação examinará todas as circunstâncias dos casos de forma igual. Neste sentido, todas as partes são presumidos inocentes até que uma decisão seja aprovada pela câmara - diz o comunicado da Fifa.
Fifa confirma eleição à presidência para 26 de fevereiro
*LANCEPRESS!