Em Santa Maria, poucos esportes coletivos competem em nível nacional ou até internacional. Dos mais recentes, podemos citar o sub-15 do Corintians Basquetebol, que participou e conquistou uma taça no Sul-Americano de Basquete, entre julho e agosto. A carência santa-mariense em modalidades de ponta é reflexo da falta de apoio de diversos setores, o que não é nenhuma novidade.
Confira as datas e os confrontos da Liga Nacional de Futebol Americano
Há um time que, desde 2014, figura em uma Liga Nacional, mas sofre com a falta de um campo para mandar os seus jogos. Trata-se do Santa Maria Soldiers, a equipe de futebol americano da cidade.
Ainda na quarta-feira, o "Diário" obteve acesso ao calendário com os quatro jogos do Soldiers na primeira fase da Liga Nacional de Futebol Americano _ a segunda divisão brasileira. A estreia do grupo verde e preto está marcada para 23 de agosto. Está na agenda. Mas será que eles conseguirão atuar?
A equipe vive um drama. O Soldiers procurou ajuda de Inter-SM, Riograndense e da UFSM. Mas nenhum cedeu os respectivos estádios. Entre as exigências da Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA), está a necessidade de vestiários, o que limita as possibilidades.
Em resumo: a pouco mais de duas semanas para a estreia, em casa, contra o Bulls, de Porto Alegre, o time não tem campo para sediar o jogo. O clube cogita, inclusive, tentar a locação de um espaço em outra cidade da região.
Leia mais sobre futebol americano
O Riograndense até se propôs a ceder os Eucaliptos. Porém, há um jogo na Copa FGF Sub-19 na mesma data e horário. O Inter-SM também alega outro compromisso no mesmo dia. Já os representantes do Centro de Educação Física da UFSM teriam recuado em um primeiro momento, mas devem conversar com integrantes do Soldiers na tarde desta sexta-feira.
O maior receio dos responsáveis é por possíveis danos ao gramado. Uma última possibilidade é o Soldiers alugar um campo com vestiários. Contudo, a equipe não dispõe de recursos em caixa para bancar cerca de seis horas de aluguel - mais de R$ 1 mil, sem contar as despesas com arbitragem, que são obrigatórias ao mandante.
A CBFA deve confirmar o calendário completo, com os quatro grupos e 14 equipes nos próximos dias. No Grupo Sul, quatro times disputam quatro partidas, cada um na primeira fase (entre eles, três gaúchos e um catarinense).
Os primeiros colocados de cada grupo avançam às semifinais. A decisão do campeonato está prevista para 5 ou 6 de dezembro. Ainda não há a confirmação de quantos times devem subir à elite brasileira de futebol americano, a Superliga Nacional.