Ele nasceu em Santa Maria, deu os primeiros saltos na Estância do Minuano e, aos 14 anos, deixou a cidade para se tornar cavaleiro profissional. O atleta de hipismo Eduardo Menezes, 35 anos, é mais um representante santa-mariense nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. Na tarde desta terça-feira, em entrevista ao "Diário", o cavaleiro falou sobre a trajetória no esporte até a chegada ao Pan.
Leia mais notícias sobre os Jogos Pan-Americanos
- Sempre fui apaixonado por cavalos. Quando eu tinha oito anos, inauguraram a parte de salto na Estância de Minuano. Lá, continuei as aulas com o professor José Zamir Nunes. Montei até os 14 anos, quando a minha família se mudou para Florianópolis - relata Menezes, que permaneceu em Santa Catarina até os 18 anos, quando viajou para a Bélgica rumo ao sonho profissional.
Santa Maria e os seus representantes no Pan 2015
O cavaleiro passou 10 anos competindo e dando aulas no México. Hoje, Menezes mora em San Diego, nos Estados Unidos, tem um negócio de venda de cavalos e acumula conquistas como a Copa das Nações de 2013, em Arezzo, ao lado dos medalhistas olímpicos Rodrigo Pessoa e Doda Miranda, além de Marlon Zanotelli.
Canoísta circulará em caminhão de bombeiros em Santa Maria
Menezes faz parte da equipe brasileira de saltos, que estreia no Pan na próxima terça-feira.