Logo após a surpreendente queda de Joseph Blatter, já pipocavam rumores de possíveis candidatos à cadeira do suíço. Confirmação, por enquanto, só a do príncipe jordaniano Ali bin Al Hussein, que perdeu o pleito da última sexta-feira. Difícil mesmo era encontrar especulações envolvendo nomes da situação diante do escândalo que devastou as lideranças políticas da atual gestão.
Zico não descarta concorrer à presidência da Fifa
- Talvez aí esteja um ponto positivo deste momento. É quase uma certeza a perspectiva de termos uma mudança no poder - afirma Gurgel.
Imprensa americana afirma que Blatter está sendo investigado pelo FBI
Com a força que ganhou nos últimos dias, combinada com a liderança que já vinha exercendo há algum tempo no cenário internacional, Michel Platini, o presidente da Uefa, surge como favorito. Mas há outros. Confira os possíveis candidatos à sucessão.
Figo, sobre renúncia de Blatter: "Um bom dia para a Fifa e para o futebol"
Michel Platini
País: França
Idade: 59 anos
A seu favor, Michel Platini tem a entidade que comanda. A Uefa é uma referência de gestão profissional e, principalmente, mais democrática do que a Fifa. A entidade europeia tem, por exemplo, atletas em suas comissões. Na Fifa, o poder de decisão está restrito aos cartolas, em um ambiente que contribuiu para as denúncias de irregularidades.
CBF emite nota sobre adeus de Blatter: "Merece compreensão"
Principal opositor de Blatter nos últimos anos, Platini rompeu de vez com o dirigente quando ele voltou atrás de sua decisão de não concorrer à presidência da Fifa neste ano. Em 2011, no congresso da Uefa, Blatter comunicou que não seguiria no cargo, e tudo indicava que Platini seria seu sucessor. Os dois ficaram amigos durante a Copa de 1998, quando trabalharam juntos na organização do evento.
Dirigente da Conmebol coloca em dúvida a Copa América em 2016
Para ser eleito, o ex-ídolo da seleção francesa terá de conquistar outras federações nacionais, já que a Europa tem apenas 53 dos 209 votos. Não ajudará sua missão a crítica frequente de que poderia gerir a Fifa em benefício de seu continente, exatamente como ocorria na era pré-Havelange (o brasileiro assumiu o comando da entidade em 1974).
Novelletto diz que torce para depor na CPI do Futebol
Blatter e seu antecessor se notabilizaram pelos auxílios dados a federações de países periféricos. A justificativa era de promover o desenvolvimento do futebol no mundo, mas com frequência o apoio era encarado como uma forma de angariar votos e manter-se no poder.
Romário comemora queda de Blatter e diz: "Espero que Del Nero renuncie"
Ali Bin Al Hussein
País: Jordânia
Idade: 39 anos
Derrotado na eleição de sexta-feira, o príncipe jordaniano propôs medidas para atrair votos, como uma Copa do Mundo com 36 países e maiores recursos para países com pouca tradição no futebol.
OUTROS POSSÍVEIS CANDIDATOS
Artur Antunes Coimbra, o Zico
País: Brasil
Idade: 62 anos
Foi o próprio Zico que manifestou, em entrevistas à Rádio Globo e à ESPN, a possibilidade de se candidatar à presidência. Citou, como experiências de gestão, sua passagem como ministro do Esporte, como diretor do Flamengo e apoiando a diretoria do Kashima Antlers, seu ex-clube no Japão.
Luis Figo
País: Portugal
Idade: 42 anos
Ex-jogador de Barcelona, Real Madrid e Inter de Milão, chegou a se inscrever como candidato à presidência da Fifa, mas desistiu antes da eleição da última sexta. Ontem, após a renúncia, comemorou a mudança, mas não mencionou a possibilidade de se candidatar.
Michel van Praag
País: Holanda
Idade: 67 anos
Dirigente da Federação Holandesa, tem como credencial a boa gestão da entidade de seu país. Outro que se inscreveu para a última eleição, mas desistiu antes do pleito. Dificilmente irá concorrer se Platini confirmar a candidatura, já que a Europa deve ter um candidato único.
* ZHESPORTES
Sucessão
Platini, Zico e um príncipe jordaniano: quem são os possíveis sucessores de Blatter
Francês que dirige a Uefa é o favorito para assumir o cargo deixado por Joseph Blatter
André Baibich
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project