Com um gol de Maicon, o Grêmio ganhou do Palmeiras por 1 a 0, pela 8ª rodada do Brasileirão, na Arena, e chegou perto do G-4. Os tricolores têm os mesmos 14 pontos do Atlético-MG, o quarto colocado da competição - perde a posição por ter saldo de gols inferior.
O Grêmio volta a campo pelo torneio no próximo sábado (27), contra o Avaí, em Santa Catarina.
O primeiro tempo foi de pouca criatividade e de escassas finalizações para ambos os lados. A grande chance dos primeiros 45 minutos resultou de um contra ataque palmeirense. Aos 41, Rafael Marques, nas costas da zaga, entra na área e chuta com força. A bola bate no lado de fora da rede de Tiago.
Logo no início, a etapa complementar dava indícios de que seria de maiores emoções. Com dois minutos de bola rolando, Pedro Rocha arriscou de cabeça, após cruzamento de Walace, e mandou à direita de Prass.
O Palmeiras respondeu rápido. Em jogada que iniciou ainda no campo de defesa, o time visitante envolveu o Grêmio em uma rápida torca de passes. Na esquerda, Dudu alçou para a área, e Alecsandro cabeceou para o chão. Tiago espalmou com dificuldade e a zaga completou para afastar o perigo.
No escanteio originado pela jogada anterior, novo lance complicado para Tiago. Dessa vez, foi Vitor Hugo que deu um testaço na bola e fez o goleiro gremista realizar uma ponte para conseguir a defesa.
Após o sufoco, o Grêmio aproveitou uma saída de bola errada do Palmeiras dentro da própria área. Giuliano recebeu, acionou Luan que, de calcanhar, passou para Maicon dentro da área. O volante completou de cobertura no ângulo direito de Prass.
O ritmo do jogo acalmou, mas, aos 36 minutos, uma atração: Edinho, depois de oito meses sem atuar pelo Grêmio, foi chamado pelo técnico Roger e entrou na partida para garantir o 1 a 0.
FICHA TÉCNICA
Grêmio 1x0 Palmeiras
Local: Arena do Grêmio
Público: 22.896 torcedores
Grêmio: Tiago Machowski; Galhardo, Pedro Geromel, Rhodolfo e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Giuliano e Douglas (Edinho); Luan e Pedro Rocha (Yuri MAmute). Técnico: Roger Machado
Palmeiras: Fernando Prass; Lucas, Victor Ramos, Vitor Hugo e Egídio; Gabriel (Amaral), Arouca (Cleiton Xavier) e Robinho (Zé Roberto); Rafael Marques, Dudu e Alecsandro. Técnico: Marcelo Oliveira
Gols: Maicon, aos 9 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Galhardo, Maicon, Marcelo Oliveira e Walace (GRÊ); Alecsandro, Gabriel e Robinho (PAL)