Após a vitória de 1 a 0 sobre Honduras, no Beira-Rio, a Seleção Brasileira retomou os treinos em Viamão. No CT do Vila Ventura, os jogadores realizaram um trabalho leve, de posicionamento. Sob os olhares atentos de oito soldados do Batalhão de Operações Especiais (BOE) da Brigada Militar, com fina chuva, depois com raios de sol, e frio na casa dos 12°C, Dunga promoveu um treinamento leve, na véspera da viagem da delegação ao Chile para a disputa da Copa América. A fim de dar ao elenco o conforto necessário, a CBF reproduziu no ecoresort do Passo da Branquinha uma grande estrutura, transformando o local em uma espécie de mini Granja Comary.
Com frio e respostas curtas, Douglas Costa diz esperar Copa América difícil para o Brasil
Marcelo Grohe, goleiro gremista que horas antes do treino se tornou pai, com o nascimento de Pietro, era exigido pelo treinador de goleiros, Cláudio André Taffarel. Ele e o parceiro de função Neto, da Fiorentina, foram os primeiros a chegar ao gramado. Os demais jogadores permaneciam na academia. O lateral-esquerdo do Inter Geferson foi a campo ao lado dos já veteranos de Seleção Robinho, Thiago Silva e Diego Tardelli.
Apenas oito jogadores participaram do dois toques no gramado. Dos que começaram a partida contra Honduras, apenas Casemiro. Neymar, mesmo não tendo inciado o amistoso, permaneceu o tempo todo na academia, com os demais titulares de quarta à noite no Beira-Rio.
Sob o comando do auxiliar Andrey Lopes, Dunga acompanhou o treino em campo reduzido do octeto formado por Thiago Silva, Robinho, Tardelli, Geferson, Everton Ribeiro, Marquinhos, Elias e Casemiro treinaram cruzamentos e conclusões a gol. Em alguns momentos, brincava com a bola, realizando com competência uma série de embaixadinhas - para a alegria dos fotógrafos e dos cinegrafistas.
Daniel Alves se apresenta nesta sexta-feira em Viamão
Em seguida, os oito mais os goleiros Marcelo Grohe e Neto, realizaram um minijogo, de cinco contra cinco, em um campo improvisado, em uma das áreas, no qual Dunga cobrou posse de bola sob pressão.
- Boaaaaaaaaa, Gefersooonnnn - gritava Andrey Lopes, incentivando o novato a cada cruzamento bem executado.
"Não podemos mudar o passado", diz David Luiz
Já na etapa final do trabalho, o lateral colorado chegou a ganhar uma rápida aposta contra Taffarel. O desafio: fazer um gol quase do meio-campo, chutando a bola primeiro sobre uma das goleiras móveis, instalada na intermediária. Geferson fez o gol. Taffarel chutou e errou. O lateral ganhou os cumprimentos do tetracampeão.
Além dos jornalistas e fotógrafos, 10 funcionários do hotel, responsáveis pela jardinagem do Vila Ventura e pelo gramado, foram convidados a acompanhar da arquibancada o treino da Seleção. Um treino que durou quase duas horas, mas que sem a presença de Neymar, se tornou um tanto sem sal para todos.
Daniel Alves é chamado para a Copa América no lugar de Danilo
O treino desta sexta-feira, às 10h30min, será com os enormes portões do Vila Ventura fechados. É possível que o mais novo convocado da Seleção, o lateral-direito que renovou contrato com o Barcelona nessa semana, Daniel Alves, participe do trabalho. Chamado para a vaga do lateral Danilo, que sofreu ruptura dos ligamentos do tornozelo direito no amistoso de domingo contra o México e acabou cortado, ele desembarcará na capital gaúcha no começo da manhã e se juntará ao time em Viamão.
GUIA: conheça as 12 seleções que disputam a Copa América 2015
A sexta marcará a definição da equipe para a estreia no Grupo C da Copa América, contra o Peru, neste domingo, na cidade de Temuco. A provável formação do Brasil que deixará Porto Alegre rumo à Copa América terá Jefferson; Daniel Alves (Fabinho), Miranda, David Luiz e Filipe Luís; Fernandinho, Elias, Willian, Roberto Firmino e Neymar; Diego Tardelli. Às 17h30min, a Seleção deixará o Rio Grande do Sul e voará para o Chile, com suas 10 vitórias em sequência depois do choque da Copa do Mundo de 2014 e com a esperança de uma reabilitadora grande conquista. O Brasil não vence a Copa América desde 2007. Naquela temporada, Dunga iniciava o seu trabalho na Seleção Brasileira.
Confira a coletiva de David Luiz:
Em Viamão
Em treino da Seleção, Geferson vence "aposta" com Taffarel
Após a vitória de 1 a 0 sobre Honduras, no Beira-Rio, a time de Dunga retomou os treinos no Vila Ventura
Leandro Behs
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project