Se existe forma opcional de contar tempo, quem treina para uma maratona pode explicá-la. Quatro semanas nos separam de 14 de junho, certo? Pois só me vem à mente que faltam dois longões para os 42,195 quilômetros da Maratona de Porto Alegre.
Longão, no glossário dos corredores, é aquela etapa do treino semanal onde a gente tenta adaptar o nosso corpo a distâncias progressivamente maiores. À medida que se aproxima a data da maratona, os longões chegam a um pico de até 32 quilômetros, de 15 a 20 dias antes da prova. Para completar 25 e 30 quilômetros, pelo menos três horas me serão furtadas nos próximos finais de semana - para os que preferem contar em tempo.
Confira um vídeo sobre alimentação para corredores:
Período conhecido como "folga" por alguns. Eles cansam, roubam tempo e nos deixam longe de tarefas mais fáceis e prazerosas. Parece ódio no coração, mas é amor. Por que eles não são fáceis, mas são estratégicos. Parte da tática mora em esquecer a velocidade, ou seja, correr em ritmo mais moderado e constante para ensinar o corpo a gerenciar o estoque de energia.
Sair em disparada é morrer na praia, ou gastar toda a energia até o quilômetro 30. Em outro termo do glossário, também conhecido como "bater na parede".
32ª Maratona Internacional de Porto Alegre
- Quando: 14 de junho
- Inscrições: até 4 de junho pelo maratonadeportoalegre.com.br - por R$ 95 até 20 de maio (após o valor será de R$ 105).
- Modalidades: individual (42,195km), rústica (3km, 5km e 10km), revezamento (dupla, quarteto ou octeto) e maratoninha