O nadador americano Michael Phelps, vencedor de 18 medalhas de ouro em Jogos Olímpicos, admitiu pela primeira vez nesta quarta-feira que pretende participar dos Jogos do Rio-2016.
- Tenho vontade de reencontrar meus companheiros da equipe dos Estados Unidos neste verão, de olho no Rio - declarou Phelps em coletiva de imprensa, às vésperas do Grande Prêmio de Mesa, no Arizona.
O campeão nadará competitivamente pela primeira vez em oito meses, depois de ser preso por dirigir alcoolizado e passar por um centro de reabilitação.
- Gente, vocês são os primeiros a ficar sabendo, mas não é um grande segredo - brincou com os jornalistas presentes.
Phelps, 29 anos, havia encerrado a carreira depois dos Jogos de Londres-2012, mas voltou aos treinos em 2014.
O nadador, porém foi suspenso pela Federação Americana depois de ser preso e não poderá participar do Mundial de Natação deste ano em Kazan, na Rússia, entre os dias 24 de julho e 9 de agosto.
- Eu aceitei a punição da USA Swimming (Federação). Eu serei o primeiro a torcer pela equipe no Mundial.
Quero mostrar que me sinto melhor do que nunca, estou ansioso para voltar a competir. Mudei muito, sei que vai ser difícil (convencer a opinião pública), mas estou pronto para mais uma jornada - avisou.
O nadador participou dos Jogos Olímpicos de 2004, 2008 e 2012, conquistando um total de 22 medalhas, sendo 18 de ouro, um recorde. Só em Pequim, em 2008, foram oito medalhas de ouro.