Ex-campeão do UFC, o lutador de MMA Anderson Silva entrou em acordo com a Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTkd) e participará da seletiva do esporte para a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro. As informações são do site Globoesporte.com.
Durante a semana, Anderson entrou em contato com a confederação por meio de uma carta pedindo para se integrar às competições, que são no início do ano que vem.
No MMA, Anderson Silva luta na categoria dos médios (até 84 quilos) e já fez combates entre os meio-pesados (até 93 quilos). No Taekwondo, ele lutará entre os pesados (acima de 80 quilos). Seu principal concorrente é o atleta Lucas de Oliveira.
O Brasil já tem quatro vagas garantidas por ser sede olímpica - outras quatro vagas podem ser garantidas através do ranking.
Anderson Silva possivelmente será suspenso pela Comissão Atlética de Nevada, sendo impedido de lutar MMA no estado americano - e o UFC não marca combates de lutadores suspensos em outros locais.
A punição não se aplica para esportes olímpicos, que se restringem ao veredicto da Agência Mundial Antidoping (Wada). Ainda assim, a CBTkd deve consultar a Wada sobre o caso.
*ZHESPORTES