A metade alvirrubra de Santa Maria está sorrindo à toa neste domingo. Em dia de clássico Rio-Nal, o de número 262, no Estádio Presidente Vargas, o Inter-SM venceu por 3 a 0, na estreia dos clubes na Divisão de Acesso. Os gols foram marcados por Rodrigão e Taffarel, ambos no primeiro tempo, e Geison, contra, aos 45 da etapa final.
Cerca de 3,5 mil torcedores pintaram o estádio de vermelho, branco e verde. O espaço destinado à torcida esmeraldina lotou. E na entrada dos times em campo, os torcedores dos dois lados fizeram uma bonita festa, com faixas, papel picado e muito barulho.
Em campo, o Inter-SM, do técnico Ricardo Attolini, foi superior durante os 90 minutos, aproveitando as diversas falhas do setor defensivo do Riograndense. Os desfalques de última hora, após a dispensa de três atletas, Gabriel, Willian Paulista e Dinei também prejudicaram o desempenho esmeraldino, que pouco produziu na partida.
O Inter-SM volta a campo no próximo domingo, às 17h, contra o Guarani-VA fora de casa. O Riograndense folga, e volta a atuar somente na terceira rodada, no dia 11, às 16h, diante do Santa Cruz, nos Eucaliptos.
PRIMEIRO TEMPO
Na etapa inicial, o Inter-SM soube aproveitar a fragilidade do setor defensivo esquerdo do Riograndense. Aos três minutos, Jorginho entrou entre os zagueiros, após jogada pela direita de Sapucaia, e, por pouco, não abriu o placar. Feijão espalmou para escanteio.
E foi por ali que o atacante alvirrubro Rodrigão, em jogada individual, ganhou na corrida e foi derrubado por Evandro Rodrigues dentro da área. Pênalti que o próprio camisa 9 bateu e converteu: 1 a 0 Inter-SM, aos sete minutos.
Aos 24, o goleiro Feijão evitou o que seria o segundo gol alvirrubro. Em chute de Marcos, da entrada da área, o goleiro esmeraldino desviou a bola e ela bateu no travessão.
Dois minutos depois, Feijão não impediu o segundo gol do Inter-SM. Taffarel cortou a marcação de dois defensores e arrematou fraco. A bola passou pelas mãos do goleiro: 2 a 0 Inter-SM.
O primeiro lance de perigo do Riograndense foi somente aos 29. Alex Xavier tentou desviar após cobrança de escanteio, mas a bola subiu. Um minuto depois, Marcos, do Inter-SM, acertou o poste de Feijão. Por detalhe o Inter-SM não saiu para o intervalo goleando o rival.
SEGUNDO TEMPO
O Periquito voltou com mais ímpeto para a etapa final. Aos oito minutos, Dudu Lima arrancou pela direita, deixou dois para trás, mas adiantou demais e o goleiro Bastos encaixou a bola.
Aos 24, a melhor chance do Riograndense no jogo. Tiago Duarte dominou no peito e escorou para Marquinhos. O meia bateu firme e Bastos fez bela defesa jogando para escanteio.
A partir dos 30 minutos, o jogo esquentou. Sapucaia e Alex Xavier se desentenderam, trocaram empurrões e o camisa 10 do Inter-SM, que já tinha amarelo, foi expulso.
Dois minutos depois, Vainer caiu no gramado alegando agressão, mas o juiz não assinalou nada. Do lado do Riograndense, o lateral Evandro também foi expulso pelo segundo amarelo.
Aos 45, ainda deu tempo de o Inter-SM selar o placar em goleada. Geison, contra, fez o terceiro gol alvirrubro para delírio da torcida.
DIVISÃO DE ACESSO/1ª RODADA
INTER-SM 3
Bastos; Taffarel, Charles, Valdemar e Wesley; Marcos, Adriano Alemão, Diego Sapata (Vainer) e Sapucaia; Jorginho (Dionatan) e Rodrigão (Cleberson)
Técnico: Ricardo Attolini
RIOGRANDENSE 0
Feijão; Darlem (Adriano), Alex Xavier, David e Evandro Rodrigues; Rangel, Geison, Sapeka e Marquinhos (Juliano); Dudu Lima (Júnior) e Tiago Duarte (Juliano)
Técnico: Luciano Corrêa
Gols: Rodrigão (I), aos sete, e Taffarel, aos 26 minutos do primeiro tempo; Geison (Contra), os 45 minutos do segundo tempo
Árbitro: Márcio Castelli, auxiliado por Luiz Euclides Castiglione e Maíra Mastella Moreira
Expulsões: Sapucaia (I); Evandro Rodrigues (R)
Cartões amarelos: Wesley, A. Alemão, Rodrigão, Bastos (I); Alex Xavier, Marquinhos (R)
Local: Estádio Presidente Vargas, em Santa Maria