Três atletas de Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul, obtiveram bons resultados no 1º Controle Nacional de Canoagem Velocidade deste ano, em Curitiba (PR), sede da Confederação Brasileira da modalidade (CBCa).
Em provas realizadas no sábado, no Parque Náutico do Iguaçu, Givago Ribeiro ficou em quarto lugar na prova dos 1.000 metros (k1), na categoria principal. Gilvan Ribeiro, que treina com a equipe permanente da seleção brasileira, terminou na quinta posição dos 1.000 metros. Nos 200 metros, Gilvan conquistou o terceiro lugar, e Givago, o quarto.
A outra competidora da Associação Santa-Mariense de Esportes Náuticos (Asena) que faturou uma boa colocação na seletiva foi Andrieli Estefani. A atleta da categoria júnior ficou com a terceira posição nos 200 e nos 500 metros (k1).
Os resultados obtidos credenciam os três canoístas de Santa Maria a participar dos Jogos Pan-Americanos no Canadá, de 11 a 14 de julho, e do Mundial de Canoagem na Itália, de 19 a 23 de agosto. No entanto, a decisão final sobre a convocação de atletas cabe ao treinador da seleção brasileira de canoagem velocidade, Rui Fortunato Soares Fernandes.
Antes, de 16 a 19 de abril, Gilvan, Givago e Andrieli participam do Sul-Americano de Canoagem Velocidade no Equador.
Outros três competidores gaúchos também subiram ao pódio na seletiva nacional. Hans Mallmann e Edson Silva, de Guaíba, ficaram em primeiro e segundo lugares, respectivamente, nos 200 metros principal. Ricardo de Brum, de Cachoeira do Sul, ficou em terceiro lugar nos 1.000 metros na categoria júnior.