A tensão de uma luta principal do UFC fica para o domingo. Antes, Antônio Pezão e Frank Mir, protagonistas do primeiro evento do Ultimate no Rio Grande do Sul, buscaram um clima leve na semana do combate e nos eventos oficiais que precedem os duelos. O circo de mídia chegou aos poucos na Capital durante a semana e os pesos pesados não corresponderam às caras fechadas que são comuns dentro do octógono.
A sexta-feira teve treinos abertos. Mir evitou as provocações que eram uma tradição de lutas anteriores e usou a atividade até para tirar uma selfie com a imprensa ao fundo. Pezão tentou explicar o respeito do adversário americano.
_ Ele sabe que aqui o buraco é mais embaixo _ brincou.
A postura do ex-campeão dos pesados também foi respeitosa com o Brasil _ uma espécie de inspiração para Mir.
_ O jiu-jitsu brasileiro tem uma grande influência no meu estilo. É uma honra lutar aqui.
Natural de Brasília, mas erradicado no Nordeste, Pezão usou uma camiseta do paraibano Hulk durante o treino no dia anterior à pesagem.
_ A dificuldade do povo paraibano para ter sucesso no esporte é grande. Por isso, resolvi homenageá-lo.
O espetáculo do maior evento de artes marciais mistas envolve muito mais do que as 12 lutas programadas _ há um programa de exposição da marca como um dos grandes trunfos para o sucesso que foi potencializado no Brasil a partir de 2011, quando Anderson Silva derrotou Vitor Belfort e chamou a atenção dos brasileiros para o esporte.
A utilização da mídia é um plano para eventos internacionais do UFC, mas a organização também tem estratégias para os Estados Unidos. Em um momento conturbado por conta dos casos de doping de Anderson Silva e Jon Jones, o Ultimate realizou uma entrevista coletiva com o presidente Dana White e o dono Lorenzo Fertitta para anunciar o apoio do evento a medidas de intensificação de exames contra substâncias ilegais e o aumento das punições.
No mesmo dia, foram divulgadas cinco lutas de um dos melhores cards de todos os tempos, com direito a duas disputas de cinturão _ Jon Jones contra Anthony Johnson, nos meio-pesados, e Chris Weidman contra o brasileiro Vitor Belfort, pelos médios, no UFC 187.
Os eventos suplementares do UFC seguem hoje. Às 16h, os lutadores fazem a primeira aparição no Gigantinho para a pesagem oficial. No domingo, as lutas são divididas em duas partes _ o card preliminar, a partir das 19h, e o principal, com as melhores lutas da noite, às 22h.
*ZHESPORTES