A Comissão de Cultura, Ciência, Educação e Meios da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (APCE) solicitará à Fifa uma nova eleição para eleger uma nova sede para a Copa do Mundo de 2022. Em dezembro de 2010, o Catar venceu o pleito para organizar o torneio. Estados Unidos, Austrália, Japão e Coreia do Sul eram os outros candidatos.
Grohe destaca pré-temporada longa e valoriza o Gauchão
Calor em Porto Alegre espanta Léo: "mais quente do que no Rio"
O projeto, elaborado por um parlamentar britânico, foi aprovado por unanimidade pela comissão será debatido e votado numa sessão plenária em abril, segundo a agência EFE. O presidente da Fifa, Joseph Blatter, participará do encontro.
Para o órgão europeu, as ações de Mohamed Bin Hammam (presidente da Federação Asiática até 2011) não podem validar a vitória do Catar. O ex-dirigente foi banido de qualquer atividade ligado ao futebol por conta de acusações de suborno durante as eleições para a Copa do Mundo de 2022.
A comissão também acredita que o dossiê eximindo o Catar - publicado pelo Comitê de Ética da Fifa, no final do ano passado - estava radicalmente viciado pelas mazelas da entidade.
Os europeus também acreditam que a Fifa não pode se abster de fazer nova votação, de acordo com as próprias regras da federação internacional.
*LANCEPRESS