Cruzeiro campeão do Campeonato Brasileiro no domingo (23). Atlético campeão da Copa do Brasil na quarta-feira (26). A partida desta noite, em um Mineirão tomado de azul, preto e branco, não tem perdedores. A final de hoje coroa a hegemonia do futebol mineiro no país.
Com bola rolando, o Galo, que já tinha a favor um triunfo de 2 a 0 no confronto de ida, voltou a vencer, desta vez por 1 a 0. O solitário gol foi marcado por Diego Tardelli, o seu 110º com a camisa alvinegra, o nono em clássicos e o primeiro na competição. Dátolo, ex-Internacional, ainda carimbou o travessão, em cobrança de falta.
Se levantasse o caneco, a Raposa repetiria a Tríplice Coroa, feito atingido em 2003, quando a equipe celeste conquistou os títulos do campeonato mineiro, do Brasileirão e da Copa do Brasil. Com o pentacampeonato, os comandados de Marcelo Oliveira também se isolariam como os maiores vencedores da competição.
Com o título do Galo, o Grêmio reduz significativamente as chances de classificação para a Copa Libertadores da América do próximo ano. Basta uma vitória do Inter (sobre Palmeiras ou Figueirense) para o Tricolor extinguir qualquer possibilidade de disputa do torneio continental em 2015. O Colorado também sente o impacto. A conquista do Atlético-MG extingue o G5 e diminui a possibilidade de vaga direta para a Libertadores.
FICHA TÉCNICA
Cruzeiro 0x1 Atlético-MG
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira
Cruzeiro: Fábio, Ceará (Júlio Baptista), Léo, Bruno Rodrigo e Egídio; Nilton, Henrique (Willian Farias), Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart e Willian (Dagoberto); Marcelo Moreno. Técnico: Marcelo Oliveira
Atlético-MG: Victor, Marcos Rocha, Jemerson, Leonardo Silva, Douglas Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca (Pierre); Dátolo, Luan (Maicosuel), Carlos; Tardelli. Técnico: Levir Culpi
Cartões amarelos: Rafael Carioca (CAM), Maicosuel (CAM), Luan (CAM), Dátolo (CAM); Willian (CRU)
Cartões vermelhos: Leandro Donizete (CAM)
Gols: Diego Tardelli, aos 47 minutos do primeiro tempo
Ouça o gol da vitória do Galo: