Credenciais não faltam para o Gre-Nal de número 402 da história. Revanche, duelo de artilheiros e de treinadores, retorno e reestreia, primeira partida de árbitro e primeiro clássico no novo estádio. Confira os 10 motivos que tornam o confronto deste domingo (10), no Beira-Rio, imperdível para gremistas, colorados e demais apaixonados pelo futebol.
1) Retorno de Aránguiz
Embora o técnico Abel Braga tenha fechado os treinos durante a semana e mantido o mistério sobre o time que mandará a campo para o Gre-Nal, é bem provável que o chileno Charles Aránguiz esteja entre os 11 titulares. Recuperado de lesão no joelho direito, o volante voltou a trabalhar com o grupo colorado na última terça-feira (8).
2) Reestreia de Felipão
Dezoito anos após a sua última passagem pelo Grêmio, o técnico Luiz Felipe Scolari está de volta ao comando do tricolor. Na equipe gaúcha, o treinador conquistou a Copa do Brasil de 1994, a Copa Libertadores da América de 1995, o Campeonato Brasileiro de 1996, a Recopa Sul-Americana de 1996 e os Campeonatos Gaúchos de 1987, 1995 e 1996.
3) Primeiro Gre-Nal do novo Beira-Rio
Ao longo do ano de 2014, foram disputados três clássicos entre Inter e Grêmio. Em fevereiro, empate em 1 a 1, na Arena. No mês seguinte, também na Arena, o colorado venceu pelo placar de 2 a 1. No confronto mais recente, goleada vermelha por 4 a 1, desta vez no Centenário. O Gre-Nal de número 402 será o primeiro após o Beira-Rio passar pelas obras de modernização e ter sediado a Copa do Mundo.
4) Primeiro clássico de Anderson Daronco
O árbitro Anderson Daronco, de 33 anos, apitará o primeiro clássico Gre-Nal de sua carreira. Antes, no meio da semana, o juiz esteve presente na partida entre Caxias e Juventude, válida pela Série C do Campeonato Brasileiro, e teve sua atuação elogiada. Sua escala foi aprovada pelos dirigentes da Dupla.
5) Expectativa de casa cheia
Na quinta-feira (7), três dias antes da realização da partida, a carga de 1,3 mil ingressos destinadas aos torcedores do Grêmio já havia se esgotado. Entre os colorados, foram cerca de 27 mil ingressos vendidos, entre confirmações de presença e bilhetes. A direção do Inter aguarda um público total em torno de 45 mil pessoas para a partida.
6) Duelo Abel x Felipão
O Gre-Nal deste domingo (10), marca o reencontro de Abel Braga e Luiz Felipe Scolari, que 18 anos atrás estavam à frente de Inter e Grêmio, respectivamente. Em 1995, os dois treinadores se enfrentaram em três oportunidades. E Felipão leva a melhor no confronto direto: o comandante gremista contabiliza duas vitórias (2 a 1 e 1 a 0) e um empate (1 a 1).
7) Confronto de artilheiros
Outro duelo particular do clássico. De um lado, Barcos com 20 gols na temporada. De outro, Rafael Moura, com 15. Se o assunto for a média por partida, o He-Man leva a melhor. Mesmo contestados por boa parte da torcida, uma coisa os centroavantes da Dupla sabem fazer: balançar as redes adversárias.
8) Inter: chance de colar no líder
O Cruzeiro é líder, com 29 pontos na tabela. O Internacional tem quatro a menos e só ocupa a terceira colocação em função dos critérios de desempate. Caso vença o Gre-Nal e os mineiros tropecem diante do Criciúma, os colorados chegam a 28 e encostam na equipe de Belo Horizonte.
9) Grêmio: oportunidade de devolver a goleada sofrida no último confronto
No dia 13 de abril deste ano, o Internacional conquistou o tetracampeonato gaúcho, após vencer o Grêmio pelo placar de 4 a 1, no Estádio Centenário. Antes, o tricolor já havia perdido, dentro de casa, para o rival. O primeiro clássico no novo Beira-Rio é uma oportunidade para o time de Felipão frustrar as pretensões coloradas.
10) Jogo da rodada
Ao lado de Santos e Corinthians, também no domingo, o clássico Gre-Nal é o melhor jogo da 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. A expectativa é de arquibancada lotada e disputa de cada palmo do gramado no embate entre os clubes gaúchos.