Milhares de torcedores acompanharam a disputa entre Brasil e Alemanha, na Fan Fest de Porto Alegre, na tarde desta terça-feira (08). O evento abriu os portões ao público às 11h. Por volta das 15h30, o grupo Tchê Guri se apresentou no palco do Anfiteatro Pôr-do-Sol.
A duas horas de começar o jogo, já havia milhares de pessoas em uma fila do lado de fora aguardando para acessar o evento. Mais de 13 mil pessoas acompanharam o início da transmissão da partida que garantia uma vaga na final do Mundial. A torcida cantou alto junto com os jogadores o hino nacional. Chegou a 17 mil o número de pessoas assistindo ao jogo.
Aos 10 minutos da primeita etapa, Müller abriu o placar para a seleção alemã. O que os torcedores na Fan Fest não esperavam era que esse era o primeiro de uma goleada que viria a seguir. Após o terceiro gol, muitas pessoas começaram a deixar o evento. Ao fim do primeiro tempo, o Brasil perdia por 5x0, e o movimento era intenso nos portões de saída do Anfiteatro Pôr-do-Sol. Alexandre da Silva era um dos torcedores que optou por ir embora. Ele estava indignado com a atuação da seleção brasileira.
"Estou triste, né? Bah! Chegaram até aqui para perder por 5x0. Tinham que ter treinado mais, se empenhado mais. A cada gol eu pensava: cadê o Julio César? Ele não é o melhor goleiro? Não vi reação nenhuma dele. Só o que falta é o Brasil tomar mais cinco no próximo tempo", falou Silva.
Desde a abertura dos portões do evento até às 18h, cerca de 8,5 mil pessoas deixaram a Fan Fest. Milhares de torcedores continuaram no Anfiteatro Pôr-do-Sol para assistir o segundo tempo. Thaís Justo foi um deles. Ela foi ao evento com duas amigas, a irmã e o cunhado. Após o Brasil sofrer mais dois gols, era difícil controlar o choro.
"Estou muito triste. O problema não é a derrota, mas sim a forma como perdeu: goleada de 7 a 0. A impressão que dá é que a qualquer momento vai sair outro gol. Meu coração está na boca. A derrota a gente nunca espera, mas dessa forma é inacreditável. Nunca vi isso. Eu estava com duas amigas que foram embora. Elas viram a seleção sofrer cinco gols e foram embora. Eu estou aqui sentada sozinha e triste", contou Thaís.
O torcedor Marcelo Ribeiro conta que assistiu a todos os jogos da Copa do Mundo na Fan Fest. Ele ficou conhecido por ir ao evento todo caracterizado e usando uma peruca das cores verde e amarela. Dessa vez, a peruca saiu da cabeça e foi parar nas mãos. Era o sinal de que o clima de festa e alegria havia acabado. A esperança de ser campeão havia acabado.
"É inexplicável. É muito frustrante para todos. Fico muito triste, nenhum brasileiro deveria ver isso. A Alemanha jogou para ser campeã. Nós torcíamos para ganhar a Copa do Mundo no Brasil, mas não jogamos para ser campeão. Chegamos até a semi-final aos trancos e barrancos", disse Ribeiro.
O que motivou Thaís Gonçalves da Silva a continuar na Fan Fest e assistir à goleada da Alemanha, foi a esperança de o Brasil faria pelo menos um gol.
"Nós sabíamos que ia ser um jogo difícil.Só que perder por 7 a 0 é muito difícil. Eu fiquei aqui na Fan Fest e estou vendo o segundo tempo porque se é para perder, vamos perder juntos então. Se a gente 'tá' junto com a seleção na vitória, temos que apoiar na derrota. Eu to rezando que saia pelo menos um gol. Se não rolar, paciência. Agora temos quatro anos para ajeitar o time e tentar de novo", declarou Thaís.
E sim, o Brasil fez um gol. Aos 44 minutos da etapa final, Oscar marcou para a seleção brasileira. Resultado final: 7 a 1. Brasil eliminado da Copa do Mundo.