Desde que a Fifa anunciou as 12 cidades que iriam sediar os 64 jogos da Copa do Mundo no Brasil, em maio de 2009, a Prefeitura de Porto Alegre já captou R$ 888 milhões em financiamentos para obras de mobilidade urbana. Ao todo, 14 projetos voltados para o torneio foram anunciados pelo município, mas somente quatro ficaram prontos a tempo localizados, principalmente, no entorno do estádio Beira-Rio: Viaduto Pinheiro Borda, duplicação da Av. Beira-Rio, corredor de ônibus da Av. Padre Cacique e, no Centro Histórico, o Viaduto da Júlio de Castilhos.
Na tarde desta quarta-feira (2), a Prefeitura apresentou balanço preliminar com os números da Copa do Mundo em Porto Alegre. Até essa terça, 316 mil pessoas haviam passado pela Fan Fest, no Anfiteatro Pôr-do-Sol, e 100 mil pelo Acampamento Farroupilha. Ambos espaços continuam funcionando até o fim do Mundial, no dia 13 de julho.
Com base em dados fornecidos pelos consulados, cerca de 150 mil estrangeiros de 74 países passaram pela Capital gaúcha durante até o momento. No entanto, o Executivo Municipal acredita que esse número seja maior.