De molho
Enquanto o time brasileiro em Goiânia goleava o Panamá, os três jogadores preservados treinaram em Teresópolis. Paulinho, Thiago Silva e Fernandinho trabalharam pela manhã sob a orientação do preparador físico Francisco Gonzalez (ex-Grêmio nos tempos de Evaristo de Macedo). Eles fizeram exercícios no campo e Paulinho teve um acompanhamento especial do médico Rodrigo Lasmar, já que tem um problema no tornozelo. Segundo Lasmar, nem foi necessário exame de imagem: “Ele volta a treinar com o grupo provavelmente nesta quarta e não houve nenhum agravamento da lesão. Agora dependa da comissão técnica ver qual a forma mais adequada para utilizá-lo no amistoso de sexta-feira.”
Imóvel
Está estacionado e sem data para se mover o ônibus oficial da Seleção. Pintado com as cores brasileiras e tendo o escudo da CBF, o veículo ainda não foi utilizado em função do temor de que se torne alvo fácil para manifestações. Ele permanece parado atrás de um dos campos de treinamentos da Granja Comary. Na ida e na volta do Rio de Janeiro para a viagem a Goiânia foi utilizado um ônibus alugado. Durante a Copa, porém, haverá um, devidamente identificado, como manda a FIFA.
Tatu-bola
Uma escultura representando o troféu da Copa do Mundo foi queimada por vândalos em Teresópolis no mês passado. Em seu lugar, artistas locais confeccionaram às pressas uma réplica da mascote Fuleco que foi colocada junto à Prefeitura da cidade. O detalhe é que o boneco oficial do mundial está um tanto diferente do original e não foi homologado pela FIFA que tem os direitos exclusivos para qualquer utilização da sua imagem. Resta saber se a entidade vai tomar alguma medida contra a municipalidade.
Ídolos
Já pensaram um time com David Luiz, Hulk, Neymar e Pelé? A prefeitura de Teresópolis, na campanha “Casa da Seleção” providenciou que os quatro estivessem juntos. Caricaturas dos craques estão espalhadas pela cidade. Há também desenhos de outros jogadores e até do capitão do penta, Cafu. Entretanto, o painel com o quarteto é o que faz mais sucesso.
Redação
Uma providência que poderia servir de exemplo às sedes da Copa foi tomada em Teresópolis. Um centro para jornalistas, denominado Villa da Imprensa, foi criado, desvinculado da estrutura da Granja Comary. Ao lado de um complexo gastronômico e com uma área de 200 metros quadrados o local tem mesas de trabalho com internet sem fio de excelente qualidade, 40 pontos de internet com cabo, telões com apresentação de programas esportivos e até um pequeno estúdio com iluminação para gravações de vídeo. A iniciativa está ligada ao projeto internacional “Dream Football” , capitaneado pelo ex-craque português Luís Figo que estará na cidade no próximo dia 14. Durante o jogo entre Brasil e Panamá, a Villa reuniu muitos repórteres que ficaram em Teresópolis.
Recompensa
Atenção pizzaiolos do Brasil. Existe uma tradição sagrada dos jogadores brasileiros que se manterá na Copa do Mundo. É a celebração com pizzas ao final de cada jogo. No próprio vestiário, tão logo os atletas saem do campo, encontram caixas da iguaria, que é providenciada através de tele-entrega pela administração da CBF. A comemoração se consolidou neste grupo na vitoriosa campanha da Copa das Confederações no ano passado.
Vai falar
Desde o início do ano vem sendo feita uma blindagem a Neymar na Seleção Brasileira. Até agora ele não foi colocado em nenhuma entrevista coletiva e suas passagens pelas chamadas Zonas Mistas após os jogos são muito rápidas. O máximo foram pequenas entrevistas nos finais de jogos como o de ontem. Entre os motivos ainda estão os temas referentes ao problema fiscal envolvendo sua transferência para o Barcelona, assunto sobre o qual o craque não falou ainda. Mas o silêncio já tem data para terminar. Pelas projeções da assessoria de imprensa da CBF, Neymar estará na coletiva do dia 10 de maio, ainda na Granja Comary. No dia seguinte, véspera da abertura do mundial, falarão no Itaquerão o capitão Thiago Silva e o técnico Luiz Felipe na entrevista oficial da FIFA.