A dor de cabeça da Fifa
É grande a preocupação da FIFA, COL e governo federal com as invasões de torcedores sem ingressos ao Maracanã. Primeiro foram os argentinos que romperam um portão, depois os chilenos que entraram na sala de imprensa. Em dois jogos, duas invasões. 100% de aproveitamento. O resultado foi uma reunião de emergência entre todas as autoridades de segurança. Foi dada a garantia de que o fato não vai se repetir. A explicação é que os furões usaram bilhetes de jogos anteriores para passar pelo perímetro de exclusão. Nesta sexta-feira será feito o anúncio oficial de mudanças do planejamento operacional.
Veja a tabela dos jogos da Copa do Mundo
Guia das cidades-sede: confira dicas sobre as capitais da Copa
Veja o guia alfabético das maiores personalidades dos mundiais
A volta para casa
Depois desta reunião de segurança foi divulgado o número oficial de chilenos detidos na confusão da quarta-feira no Maracanã. Os 87 invasores tem 72 horas para deixar o Brasil ou serão deportados. Para eles a Copa acabou. Apesar da festa bonita dentro do estádio, muitos problemas foram registrados, com apreensão de facas, canivetes e foguetes na revista de entrada.
Malandragem
Tem gente sem ingresso fazendo de tudo para ver um jogo da Copa. No Rio há registros de torcedores que procuraram a policia relatando o roubo da entrada. Com o boletim de ocorrência em mãos, tentam no Centro de Distribuição um novo bilhete. Mas só isso não adianta. É preciso informar o número do cartão de crédito utilizado na compra e o recibo. Não é fácil enganar a FIFA.
Cara de pau
Os cambistas não tem limites. Dois deles foram presos tentando vender 50 ingressos para os jogos do Mundial. O detalhe é que eles estavam fazendo a comercialização sentados no sofá do saguão do Hotel Sofitel, que nada mais é do que o QG da FIFA. Não deu outra, fim de Copa para eles também.
Elogios
Na abertura do encontro informativo diário de imprensa do Maracanã, elogios ao Beira-Rio. O gerente de comunicação do COL, Saint-Clair Milezi, revelou que o relatório dos funcionários da FIFA que trabalharam na partida Holanda 3x2 Austrália foi extremamente positivo. Todos ficaram satisfeitos com a operação do jogo.
Fila interminável
Com a cidade cheia de turistas, o tempo de espera para ver o Cristo Redentor chega a duas horas. O único jeito é ter paciência. Aos poucos, os argentinos e chilenos estão deixando o Rio. O próximo jogo do Maracanã será domingo, entre Bélgica x Rússia. O segundo colocado deste grupo vai jogar em Porto Alegre nas oitavas.