Futebol se torna popular nos EUA. Recordes de audiência estão sendo quebrados na televisão americana e nas redes sociais.
Os norte-americanos poderão nesta terça-feira dar mais um passo importante na popularização do futebol na “Terra do Tio Sam”. Uma classificação às quartas de final poderá elevar o interesse do país no futebol para níveis jamais vistos.
Veja a tabela dos jogos da Copa do Mundo
Guia das cidades-sede: confira dicas sobre as capitais da Copa
Veja o guia alfabético das maiores personalidades dos mundiais
O jogo contra Portugal marcou o início de uma nova Era. Foram 18,2 milhões de espectadores na ESPN. O recorde anterior, para a final da Copa do Mundo Feminina de 1999, vencida pelos Estados Unidos, teve 17,9 milhões. Este jogo, porém, foi exibido em TV aberta (pela rede ABC) em vez de TV a cabo.
Ainda que não se aproxime dos totais dos playoffs da NFL, ou mesmo dos jogos da temporada regular, a audiência americana para a partida este jogo ofuscou os playoffs da NBA, que tiveram 15,5 milhões de espectadores, e também da World Series de 2013, que teve 14,9 milhões.
A medição não leva em conta, por exemplo, espectadores que assistem aos jogos em grupo ou em meio a multidões.
Nas redes sociais, o Twitter informou que mais de 8 milhões de mensagens foram postadas durante EUA x Portugal. E o Facebook registrou cerca de 10 milhões de participantes que fizeram 20 milhões de mensagens sobre a partida.
A hashtag #USA é a mais utilizada no mundial, superando, inclusive a #BRA
Diante deste novo fenômeno, o técnico Jurgen Klinsmann agradeceu na entrevista coletiva desta segunda-feira, na Arena Fonte Nova: “Os jogadores sabem por meio de suas famílias o interesse que a competição tem provocado por lá. Vem uma energia muito forte de lá, e a gente sabe para onde o futebol está indo. Milhões de crianças hoje se interessam em jogar futebol, e a locomotiva disso é a seleção. Nesta terça-feira, certamente haverá uma grande quantidade de torcedores no estádio. Em São Francisco, Nova York e Los Angeles, com certeza as pessoas terão o mesmo entusiasmo”