Os últimos anos do nadador Cesar Cielo têm sido de trocas de clubes. Depois de defender o Pinheiros por sete temporadas, ele passou por Flamengo e Clube de Campo de Piracicaba. Nesta segunda-feira, o velocista começa a defender uma nova agremiação. O campeão olímpico e mundial faz sua estreia nacional pelo Minas Tênis Clube no Troféu Maria Lenk, no parque aquático do Ibirapuera, em São Paulo.
Cielo defendeu o Pinheiros entre 2003 e 2009. Em 2010, assinou com o Flamengo, clube que defendeu até o fim de 2012, quando a nova diretoria do Rubro-Negro cortou os gastos com sua equipe de natação. Em 2013, ele optou por uma agremiação menor e acertou com o Clube de Campo de Piracicaba.
Tanto no período no Flamengo quando no clube paulista, Cielo passava a maior parte do tempo treinando nos Estados Unidos. Em março deste ano, o nadador optou por voltar a treinar no Brasil até os Jogos Olímpicos Rio-2016. Para isso, acertou com o Minas, atual campeão do Troféu Maria Lenk.
- Depois do Mundial em 2013, já estava pensando que precisava de um time grande, com essa super estrutura do Minas e aí foi só dar continuidade. Hoje, sei que posso nadar bem qualquer prova, me sinto confortável e precisava ver o pessoal na piscina - disse Cielo.
E é com o espírito de ajudar o clube a se manter no topo do pódio que o nadador de 27 anos selecionou seis provas. Nesta segunda, nada o 4x50m livre. Na quarta-feira será a vez dos 50m livre. Na sexta, ele compete nos 50m borboleta e no 4x100m livre. Por fim, no sábado, nada os 100m livre e o 4x100m medley.
Essa será sua primeira grande competição pelo novo clube. E também sob o comando do técnico australiano Scott Volkers.
- Nada de expectativa individual muito grande. Eu conversei com o Scott e definimos que vamos nadar para fazer as melhores provas, ajudar o clube a manter o título e colocar o maior número possível de atletas na Seleção - afirmou o atleta.
Morando em Belo Horizonte desde 12 de março, Cielo só disputou duas competições em 2014. Em fevereiro, no GP de Orlando (EUA), foi prata nos 50m livre e ouro nos 100m livre. No Metropolitano, em BH, venceu os 100m livre, 50m borboleta e 50m livre, marcando 21s74, então o melhor tempo do mundo no ano.
O Troféu Maria Lenk será disputado a partir desta segunda-feira até sábado. As eliminatórias começam às 9h30 (de Brasília) e as finais serão às 17h.