O espanhol Rafael Nadal está nas quartas de final do Rio Open, evento de nível ATP 500. De olho em seu 62º título como profissional, o espanhol número um do mundo mostrou que as dores nas costas já estão no passado e derrotou, na noite desta quinta-feira, mais um compatriota: Albert Montañes (72º), por 2 sets a 0 (6-1 e 6-2), em 1h15 de partida.
Com a arena central do Jockey Club Brasileiro cheia, Nadal começou a partida de forma avassaladora, com duas quebras de saque. Mais agressivo que Montañes, o número 1 fechou o set em 6-1 sem dificuldades e com a torcida a seu favor.
Na segunda parcial, Nadal mais uma vez passeou pelo saibro do Rio de Janeiro nos primeiros games. Ele quebrou o primeiro saque de Montañes e logo abriu 3-0. O octacampeão de Roland Garros, porém, perdeu o serviço mais tarde. Mas, devolveu logo em seguida e fechou o jogo por 6-2.
Este foi o 801º jogo da carreira do astro espanhol. Na estreia do torneio, ele havia derrotado o também espanhol Daniel Gimeno-Traver. Ele busca o seu segundo título no ano, pois já foi campeão do ATP 250 de Doha, em janeiro.
Com a vaga nas quartas de final, Nadal aguarda pelo vencedor do duelo entre o português João Sousa (48º) e o espanhol Albert Ramos (87º), que jogam ainda na noite desta quinta-feira no Rio.